NOTÍCIAS
JOBIM SINFÔNICO LEVA O GRAMMY 2004

Certa vez, Tom Jobim escreveu: "Minha música é essencialmente harmônica. Sempre procurei a harmonia, parece que eu tentei harmonizar o mundo". De certa forma, ele acaba de conseguir isso: o álbum Jobim Sinfônico foi premiado com o Grammy Latino 2004 de melhor álbum de música clássica. Paulo Jobim - produtor e idealizador do projeto, juntamente Roberto Minczuk e Mario Adnet - compareceu em Los Angeles no dia 2 de setembro para receber o prêmio.

A harmonia que Jobim perseguiu em sua obra está presente com todas as notas no álbum. Para realizá-lo, uniram-se a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e os intérpretes e músicos do primeiro time da MPB: Milton Nascimento, Maucha Adner, Muiza Adner, Benjamin Taubkin, Zeca Assumpção, Paulo Jobim, Mario Adnet, Teco Cardoso, Nailor Proveta Paulo Guimarães e Léa Freire.

O projeto Jobim Sinfônico foi criado a partir de uma pesquisa realizada no Instituto Antonio Carlos Jobim onde se encontram as partituras e arranjos originais manuscritos por Tom, Claus Ogerman, Nelson Riddle e Eumir Deodato, em alguns casos adaptados e ampliados para grande orquestra sinfônica por Paulo Jobim e Mario Adnet.

O CD duplo, também disponível em DVD, revelou o lado menos conhecido do compositor - o sinfônico. Inspirado pela música dos grandes mestres e apaixonado pela música erudita, o maestro norteou assim praticamente toda a sua obra, até mesmo nas canções mais populares. Morreu em 1993 sem poder se dedicar à música de câmara que era um dos grandes sonhos de sua vida, sempre interrompido pelo sucesso da revolução musical que causou.

Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa - 011 3351-8162/8163/8164/8165


<  voltar  -  top   

© Copyright www.cultura.sp.gov.br