Apresentação   

Músicas   

Ficha Técnica   


Jobim Sinfônico (Duplo)
OSESP

A arte de Antonio Carlos Jobim esteve sempre próxima, em sua sofisticação, da música de concerto. Profundos conhecedores desse veio específico de sua obra, os compositores e arranjadores Mario Adnet e Paulo Jobim, filho de Tom, adaptaram para orquestra sinfônica 17 composições do maestro carioca, nascido na Tijuca em 1927, criado em Ipanema e falecido em Nova York, em 1994.

Com patrocínio do Ibope, o resultado desta garimpagem é a gravação de um álbum duplo e um DVD na Sala São Paulo, em concertos realizados nos dias 9 e 11 de dezembro de 2002, com a participação de 70 músicos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Roberto Minczuk. A Orquestra formada por membros da OSESP tem o reforço dos violões de Mario Adnet e Paulo Jobim; de uma banda de base formada pelos músicos Marcos Nimrichter, Zeca Assumpção e Duduka da Fonseca; além dos instrumentistas Léa Freire, Paulo Guimarães, Nailor Proveta, Teco Cardoso, Benjamim Taubkin, coro (Jurema de Cândia, Cecília Spyer, Maúcha Adnet, Muíza Adnet) e intérpretes convidados (Milton Nascimento, Maúcha Adnet e Muiza Adnet).

No repertório estão a inédita Lenda, escrita em 1954, e quatro movimentos da ópera Orfeu da Conceição (1956), que marcou a estréia de uma das parcerias centrais da música popular brasileira: Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Além de quatro movimentos de Brasília, Sinfonia da Alvorada, encomenda do então presidente Juscelino Kubitschek à dupla para a festa de inauguração da capital federal, em abril de 1961. A sinfonia não pôde ser estreada no espetáculo grandioso de som e luz que estava previsto: foi lançada em disco com pequena tiragem e teve apenas duas execuções públicas: em 1966, pela TV Excelsior de São Paulo, e em 1986, na Praça dos Três Poderes.

Grandes sucessos também entraram na seleção de Mario Adnet e Paulo Jobim, entre eles Matita Perê (de 1973, com letra de Tom Jobim e Paulo César Pinheiro, cantada aqui por Milton Nascimento); A Felicidade (1959), com arranjo de Nelson Riddle, aqui interpretada por Maúcha Adnet, e Garota de Ipanema (1962), uma das músicas mais executadas no mundo inteiro, num arranjo instrumental de Eumir Deodato feito exclusivamente para o filme homônimo. Composta para o filme de Paulo César Saraceni, a Crônica da casa assassinada (1973) em quatro movimentos, foi registrada originalmente no disco Matita Perê (1973) com 12 violinos e cinco cellos. Nesta releitura sinfônica, ganha violas em determinadas frases melódicas e cinco contrabaixos, liderados pelo piano de Benjamim Taubkin.

Lenda foi composta para o programa Quando os maestros se encontram, da Rádio Nacional. Macumba foi escrita para Orfeu da Conceição, mas acabou ficando de fora da versão final da peça de Jobim e Vinicius. Outro destaque é Prelúdio, que se mantinha inédita até a edição deste disco / DVD. Trata-se de uma composição escrita em homenagem ao também pianista Evandro Rosa, amigo de juventude de Tom. Foi o próprio Rosa quem cedeu a descoberta para o projeto, depois de vasculhar incansavelmente seus arquivos pessoais atrás das partituras perdidas. Além do concerto na íntegra, também registrado no CD, o DVD traz uma entrevista com o pianista, colega de Tom nas aulas com a professora Lúcia Branco. Há depoimentos de Mario Adnet, Paulo Jobim e do maestro Roberto Minczuk, com imagens do making of do concerto e dos ensaios.


VENCEDOR DO GRAMMY LATINO 2004!

<  voltar  -  top   



© www.biscoitofino.com.br