www.oficinademusica.org.br
Flauta e piano unidos em show da Oficina de Música
por:
Assessoria de Imprensa
Fundação Cultural de Curitiba

Curitiba 19.01.2009

Léa Freire - foto: Lucilia Guimarães
Nesta terça-feira (20.01.09), às 21h, sobem ao palco do Teatro da Reitoria a flautista Léa Freire e a pianista Heloisa Fernandes. Professoras da fase de MPB da 27ª Oficina de Música de Curitiba, as instrumentistas executam um repertório de composições próprias, levando ao público um pouco da produção que as coloca entre os nomes mais importantes da música brasileira.
Com uma carreira de sucesso, a flautista e compositora Léa Freire ouviu desde cedo os eruditos brasileiros, entre eles Guarnieri, Villa-Lobos, Radamés Gnatalli e Souza Lima, durante seus estudos de piano, quando também conheceu a obra de Bach, Debussy e muitos outros autores estrangeiros. Também se interessou pelo rock and roll e depois pelo jazz, passando pela bossa nova e pelo choro, conhecendo os caminhos dos vários ritmos brasileiros. Agora começa uma nova etapa: a de unir o popular ao erudito, o formalismo à improvisação, com sotaque brasileiro.
A instrumentista já tocou com muita gente, como Alaíde Costa, Filó Machado, Nelson Ayres, Marlui Miranda, Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, Yamandu Costa, Evandro (bandolim), Rosinha de Valença, Arrigo Barnabé, Itiberê Zwarg, Nenê, Nailor “Proveta” Azevedo, Nico Assumpção, Elton Medeiros, Manezinho da Flauta, Guilherme Vergueiro, Michel Freidenson, Thomas Clausen, Leny de Andrade, Bocato, Guello, Mozar Terra e muitos outros representantes das mais diversas tendências musicais.
Léa lançou seu primeiro CD, “Ninhal”, em 1997 e, no ano seguinte, passou a integrar o grupo de Teco Cardoso, com o qual fez várias apresentações, no Brasil e no exterior. Em 2005 lançou os CDs “Antologia da Canção Brasileira – vol. 1” e “Antologia da Canção Brasileira – vol. 2”, em parceria com o trombonista Bocato, pelos quais recebeu cinco indicações da imprensa como melhor CD do ano e também como melhor show.

Heloisa Fernandes
Erudita e popular – A pianista e compositora Heloisa Fernandes iniciou seus estudos musicais aos cinco anos, tendo como professores Paulo Bérgamo, Paulo Gori e Gilberto Tineti, graduando-se em Piano pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Depois, ampliou seus conhecimentos estudando composição, harmonia, orquestração e regência de orquestra no Centro de Estudos Tom Jobim, com os maestros Luiz Fernando Machetti e Roberto Faria.
Atuou na música erudita como pianista em diversos recitais, integrando formações camerísticas na Orquestra Jovem do Estado. Paralelamente, desenvolve projetos ligados à música popular instrumental brasileira. Em 2001, participou do Prêmio Visa para instrumentistas, sendo uma das cinco finalistas. Ao lado do percussionista Ari Colares, desenvolve um duo que tem em seu repertório músicas étnicas, religiosas e da cultura genuinamente popular, além de composições próprias.
Com o músico Benjamim Taubkin, participou do projeto “Pianos em Duo” e também atuou em programas de música instrumental, em parceria com Caíto Marcondes e Teco Cardoso. Em 2004, Heloisa lançou seu primeiro CD, “Fruto”, em trabalho autoral que também inclui arranjos para temas de Pixinguinha e Caetano Veloso. O título da gravação se justifica na procura de formas e texturas que descrevem não só a unidade musical, mas também toda a carga imaginária, abstrata e emotiva que a música carrega.

27ª Oficina de Música de Curitiba
Espetáculo com Léa Freire (flauta) e Heloisa Fernandes (piano)
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1.299)
Data e horário: 20 de janeiro de 2009 (terça-feira), às 21h
Ingressos: R$10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)
gratuito para alunos da Oficina

As fotos da Oficina de Música estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/oficinademusicadecuritiba_2009
Outras informações estão disponíveis nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fccdigital.com.br
http://oficinademusicadecuritiba.blogspot.com
http://twitter.com/oficinademusica
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=74808357
http://www.youtube.com/oficinademusicacwb



Convidados do Show de Léa Freire e Heloísa Fernandes: Tibo Delor, Gabriele Mirabassi e Roberta Valente

Fotos: Lucilia Guimarães


© www.oficinademusica.org.br | www.heloisafernandes.com