www.clubedejazz.com.br

A Boa Safra da Maritaca

Por: Wilson Garzon
07.04.2007

O Clube de Jazz apresenta um painel dos principais lançamentos do selo Maricata (2006/07), que possui um catálogo de 30 cds. Para melhor conhecê-lo, visite o site www.maritaca.art.br

Léa Freire - Cartas Brasileiras
"Cartas Brasileiras" é um disco de compositora. De grande compositora, acrescento eu. Léa Freire assina quatro arranjos e sua flauta é ouvida em apenas duas das 11 faixas do disco, além do piano em "Espiral". O projeto que agora chega à luz nasceu há dois anos e contou com a cumplicidade do também flautista – e saxofonista – Teco Cardoso, o diretor musical do disco.

Além de Teco, que toca flauta e saxofones em algumas faixas do disco, Léa contou com a adesão de muitos e grandes músicos: Gil Jardim e Lucas Reale, nos arranjos, Nailor “Proveta” Azevedo no sax e clarinete, André Mehmari, Felipe Senna e Paulo Braga – piano, Paulo Bellinati – violão, Guello na percussão, Edu Ribeiro na bateria, Sylvinho Mazzucca - contrabaixo, Victor Alcântara no sax soprano e Walmir Gil no trompete, entre outros. Destaques para “Nove Luas”, “Vento em Madeira”, “Maré”, “Rabisco” e “Domingo de Manhã”. (Maria Luiza Kfouri, Music News, 22/03/2007)

Bené, o Flautista
Projeto financiado pelo Programa Petrobrás Cultural, sob a coordenação do musicólogo Paulo Flores, teve o apoio indispensável do Instituto Moreira Salles que disponibilizou as milhares de gravações dos colecionadores Humberto Franchesci e Ramos Tinhorão. “Bené, o Flautista” é um Box que contém 4 cds, selecionando o obra de Bendito Lacerda que consta mais de 700 composições e mais de mil gravações:
CD 1 – Benedito Solista e Cantor, partindo de 1930;
CD 2 – Bendito Lacerda & Pixinguinha;
CD 3 e 4 – Regional de Benedito Lacerda

Além dos cds, o Box possui um rico encarte que contém um histórico de 1900-58, um Abenedário e fichas técnicas das 82 músicas que compõem esse obra de fôlego e resgate do maior flautista da música popular brasileira.

Grupo Choro Rasgado - Baba de Calango
Esse é o primeiro cd do grupo de choro que faz ferver as noites do Ó do Borogodó, em São Paulo. Esse mesmo, que reúne alguns dos melhores instrumentistas do choro brasileiro, e que se transformou em referência para músicos de todo o Brasil. Segundo Luiz Nassif, em texto na contracapa, “Zé Barbeiro é o maior sete cordas da atualidade; a agilidade do violonista Alessandro Penezzi não fica nada a dever a Yamandú Costa e Odair Assad; o flautista Rodrigo Y Castro tem domínio total do instrumento e a pandeirista Roberta Valente segura o ritmo sem abafar os solistas”

Baba de Calango” tem participações especiais de padrinhos como Arismar do Espírito Santo no baixo, Caíto Marcondes na percussão, Toninho Ferragutti no acordeon e Laércio de Freitas no piano, além é claro, das presenças de famosos chorões da noite paulistana. Do cd que tem 14 músicas, sendo sete de autoria de Zé Barbeiro e sete de Alessandro Penezzi, destacam-se “Ó do Borogodó”, “Roberta, a Valente”, “Lacaniana”, “Cuspindo Marimbondo” e Ao Mestre”.

Eva Gomyde & Carlos Roberto Oliveira - PianoDuo
Segundo o pianista e professor Hamilton Godoy, no duo Eva e Carlos Roberto, “os diálogos são uma constante. As pulsações rítmicas, de extremo bom gosto, dão um sabor especial ao swing brasileiron e usaram da técnica que dispõem como meio para atingir altos objetivos musicais”. Usando pianos alemães, Steinway e Bechstein. No repertório, um tributo ao também pianista Dom Salvador em três composições: “Mariá”, “Lua” e “Meu caro irmão”. Muito oportuna a re-invenção de “Samba de uma nota só”, de Tom Jobim & Newton Mendonça, e “Loro” de Egberto Gismonti. Outro destaque é o talento de Eva como compositora, que está presente na autoria de “Baião Pentatônico”, “Baderna Modal”e “Tema para Segunda-feira”.

Arismar do Espírito SantoFoto do Satélite
Arismar é um nome consagrado no meio musical brasileiro como um multi-instrumentista, um que toca com qualidade e criação, violão-guitarra, contrabaixos, piano e bateria. Tudo isso está disponível nas dezesseis faixas que compõem “Foto do Satélite”, aliás, tudo fruto da sua lavra. Mas dentro desse satélite arismariano estão presentes Lea Freire na flauta, Toninho Ferragutti no acordeon, Alex Buck na bateria, o filho Thiago no baixo elétrico, Daniel D’Alcântara no trompete e no mais as presenças especiais de Jane Duboc, Dorin e Proveta. Os destaques ficam com “Cadê a Marreca?”, “Conversa de Músico”, “O Filme”, “Vestido Longo” e “A Gueixa”.

Zeli - Em Movimento
O baixista e compositor paulista Zeli, 38 anos, utiliza vocais no álbum "Em Movimento" - caso de seu arranjo do clássico choro "Doce de Coco", com participação da cantora Badi Assad. E vai mais adiante em seu namoro com a música vocal: inclui também três canções que compôs em parcerias com as cantoras Simone Guimarães e Taciana Barros.

Nesse seu segundo álbum solo, Zeli também exibe talento como arranjador, recriando composições instrumentais de Moacir Santos ("Amphibious") e Garoto ("Desvairada"), além da popular canção "Nascente" (Flavio Venturini e Murilo Antunes). Segundo o próprio Zeli, "Gosto tanto da canção como das improvisações da música instrumental e do jazz. Faço essa junção por gosto pessoal, mas isso também não deixa de ser uma tentativa de despertar o interesse dos ouvintes para a música por meio das letras". (Carlos Calado, Folha de SP, 03/01/2007)

Edu Ribeiro - Já tô te esperando
Primeiro cd-solo do baterista e compositor Edu Ribeiro, “Já tô te esperando”, além de ser uma homenagem ao seu filho recém-nascido, é uma ação entre amigos em nome da boa arte. Edu, que participou de tantas gravações recebe o apoio e parceria, em especial, do violonista Chico Pinheiro, e compondo o seu combo de gravação, estão presentes Thiago Espírito Santo (baixo elétrico), Paulo Paulelli (baixo acústico), Toninho Ferragutti (acordeon), Fábio Torres (piano elétrico) e Daniel D’Alcântara (flugelhorn).

Edu participa na autoria das dez músicas que compõem o repertório do cd, exceto “Samba de Gaúcho”, “Cinco”e “Cebola no Frevo”, todas em parceria com Chico Pinheiro. Os destaques são, entre as mais pulsantes e ritmadas, a faixa-título “Já tô te esperando” e “Cinco”; entre as lentas e introspectivas, “Galada” e “Pedacinho do Théo”.

Cláudio CelsoSwell
Pegando de leve um elegante e discreto jazz, o guitarrista e compositor Cláudio Celso em seu novo CD, Swell, apresenta UM som simples, sem grandes invenções. É o próprio Cláudio quem assina a maioria das composições. Entre as duas únicas releituras traz o clássico “Bye bye Brasil”, de Chico Buarque e Roberto Menescal, e “So many stars”, de Sérgio Mendes, Alan Bergman e Marylin Bergman. A seleção musical é interessante e agradável. Em notas no encarte o artista comenta as músicas.

A flauta de Lea Freire aparece em participações na faixa-título e “Hades”. Nas músicas “Tudo azul” e “Monicaland”, Cláudio convida o violão de Swami Jr. e o flügelhorn de Daniel d'Alcantara; o vibrafone de Beto Caldas aparece em “Song for Anita”. A banda base, comandada pela guitarra de Cláudio Celso, conta ainda com Adriano Busko (bateria e percussão), Marcelo Maita (piano elétrico) e Tuco Freire (contrabaixo). (Beto Feitosa, site Ziriguidum, 03/11/2006)

Jurandir SantanaSó Brasil
Segundo o próprio Jurandir, “Só Brasil”, “é um projeto que está na minha cabeça desde 2000, tinha as idéias dos arranjos, e de lá para cá fui amadurecendo o trabalho. Acho que, de tão maduro, acabou acontecendo", brinca o instrumentista que soma duas décadas de carreira e já tocou com Hermeto Paschoal, Arthur Maia, Márcio Montarroyos e Nico Assumpção”. Jurandir, que se divide entre o violão e a guitarra nas 10 faixas que compõem o repertório do cd, contou com os sidemen, Marquinho de Carvalho (piano elétrico), Márcio Dhiniz (bateria) e Israel Ramos (baixo) para manter a cozinha em alto estilo e receber convidados especiais, como Nelson Ayres e Teco Cardoso. Os destaques ficam com “Embaraçado”, “Kaio no Frevo” e “Axeji”, de sua autoria, e a versão reinventada de “Cravo e Canela”, de Milton e Bastos.
O violinista Ricardo Herz

<  voltar  -  topo   


© clube de jazz 2004