www.cpopular.com.br
"Para todos os ouvidos"

Por Carlota Cafiero
10/11/2005

Gravadora especializada em instrumental lança
pacote e quer fugir ao rótulo de música de elite

C o r r e n t e
Nascente da música instrumental feita hoje no Brasil, a Maritaca Discos, gravadora, editora e distribuidora independente fundada há oito anos pela flautista Léa Freire, em São Paulo, deságua em um braço de mar que promete alcançar novas paragens. Para a sócia do selo, Rita Cabral, ainda há muito espaço a ser explorado para a música instrumental brasileira, como as rádios comunitárias e a internet, e a Maritaca se empenha em ocupá-los.

A gravadora tem espaço cativo, sem apelar para o jabá, em rádios segmentadas como a Cultura FM, a USP FM e a Trianon AM em São Paulo, e a Catedral FM, no Rio de Janeiro. "
Queremos tirar o rótulo de que música instrumental é música de elite", disse Rita, em entrevista ao Caderno C, acerca do lançamento de seis títulos que chegaram à redação através do novo projeto do selo, batizado de Maritax.

"
Todo lançamento que fazemos tem uma idéia nova que o Marcílio Godói, nosso artista gráfico, inventa. Maritax seria, como diz na caixa: ‘um tônico para seus ouvidos" , explica Rita. São trabalhos autorais de nomes recém revelados e outros consagrados, embalados em um caprichado projeto gráfico, com capa dupla. Gente boa que trabalha pelo prazer de fazer a música soar, e bem - beira algumas vezes o virtuosismo em alguns solos, é verdade, o que ajuda a alimentar o estigma de "música de elite". Mas há, também, momentos bastante inspirados.

Vamos aos nomes: dos veteranos tem os relançamentos Quinteto, de Teco Cardoso e Léa Freire; Porto dos Casais, do baterista Nenê; e Caderno de Composição, do compositor, arranjador e pianista Mozar Terra, três títulos lançados pela gravadora
Núcleo Contemporâneo que migraram para o catálogo da Maritaca, onde foram remasterizados. Os novos são Thiago Espírito Santo - CD Thiago, que como entrega o nome é o trabalho solo do baixista e filho do violonista Arismar do Espírito Santo; Alexbuck - Luz da Lua; e Corrente, trio formado por Fábio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro.

Até o final do ano, a Maritaca lançará Terra Amantiqueira, com a Banda Mantiqueira; Calendário do Som, com Itiberê Orquestra Família; Baba de Calango, com o Choro Rasgado; Piano Duo, com Eva Gomyde e Beto Salvador ; e Antologia da Canção Brasileira Vol. 2. "Para o ano que vem estamos pensando em lançar um CD por mês" , promete Rita. "A cada instante estão surgindo locais para se tocar música instrumental e um público fiel que vai aumentando. Noto isso principalmente em São Paulo, onde, recentemente, abriu um local novo que se chama Tom Jazz, que promete música de altíssima qualidade" . Mais informações sobre a gravadora no site: www.maritaca.art.br. O preço médio dos CDs é de R$ 23,00.

OS DISCOS
Conheça cada um dos CDs lançados pela gravadora Maritaca e seus respectivos músicos

CD Thiago
Thiago Espírito Santo
Primeiro trabalho solo do filho de Arismar. O baixista assina nove das 13 música, que passeiam também por Villa-Lobos e Tom Jobim, e com participação de Zé Renato e Chico Pinheiro.
CD Luz da Lua
Alex Buck
O baterista, pianista e compositor Alex Buck estréia álbum solo. É o trabalho mais jazzístico do pacote, com 12 composições de Buck, que também responde pelos arranjos e produção. O CD dá espaço para elegantes sopros, como o sax soprano de Vinícius Dorin.
CD Corrente
Fábio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro
Arranjos inusitados para clássicos de Pixinguinha (Lamento), Tom Jobim e Vinícius de Moraes (Garota de Ipanema) e Moacir Santos (Lamento Astral), além de composições próprias. O trio Fábio Torres (piano digital), Paulo Paulelli (baixo) e Edu Ribeiro (bateria) produz sonoridade delicada e enxuta, com bonitos solos.
Caderno de Composição
Mozar Terra
Com 30 anos de experiência, o pianista relança Caderno de Composição, revisto e atualizado, com 12 composições próprias, sendo uma, Ícaro, composta em parceria com Antenor Bogea.
CD Quinteto
Teco Cardoso & Léa Freire
A dupla já vale conferida neste relançamento. Junte-se os músicos Sylvio Mazzucca Jr. (contrabaixo), Benjamin Taubkin (piano) e A C. Dal Farra (bateria) em oito composições próprias.
CD Porto dos Casais
Nenê
Frevo, maracatu, xotes, calangos se fundem a ritmos da moderna música instrumental e jazzística neste relançamento do baterista, que se junta a jovens músicos como Enéias Xavier (baixo) e Alexandre Magno (guitarra).

<  voltar  -  top   


© www.cpopular.com.br