Revista Jazz + (Ano 2 Nº 9)
"De olho no que é bom"
da Equipe Jazz +
outubro 2005

“Paralelas aos lançamentos do grande mercado, as novidades
das pequenas gravadoras trazem maravilhas da música brasileira...”

Em meio à efemeridade de tantos trabalhos que aparecem e evaporam diariamente no mercado fonográfico, nunca é demais citar aos que se opõem a essa temporalidade, primando pela manutenção do rico legado da música brasileira. É nesse intuito que o saxofonista Mauro Senise revive obras de autores praticamente esquecidos - ou desconhecidos -, como Cláudio Santoro, Cesar Querra Peixe e Alberto Nepomuceno, entre outros. Ainda, a flautista Léa Freire e o trombonista Bocato unem-se no Antologia da Canção Brasileira, enquanto o saxofonista Mário Sève e David Ganc homenageiam Pixinguinha e Benedito Lacerda.

Pela gravadora Maritaca são quatro lançamentos. Um é melodioso e bem estruturado Antologia (volume 1), onde Bocato e Léa Freire dialogam em 10 temas, entre eles "Andorinha" (Tom Jobim) e "Luz Negra" (Nelson Cavaquinho). Em breve, também será lançado o segundo volume da série. Ainda pela Maritaca, a pianista Heloísa Fernandes apresenta um repertório rico, que balança entre o erudito e o popular em "Fruto".

Já o percussionista Caíto Marcondes mistura alguns elementos eletrônicos com instrumentos tradicionais e conta com as cantoras Mônica Salmaso e Marlui Miranda para compor "Auto-retrato", enquanto o saxofonista Vinicius Dorin exprime todo seu virtuosismo em "Revoada".
Neste último, há participações especiais de Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, e André Marques...

“De Pixinguinha a Bocato, os discos que acabaram de sair do forno
trazem uma esperança no fim do túnel da cultura musical dominada
geralmente só pelo que vende muito”

<  voltar  -  top   


© Editora Pool - Revista Jazz + | www.heloisafernandes.com