Vinícius Dorin
por Felipe Ávila
07.07.2005

É com alegria que escrevo sobre Vinícius Dorin, que é meu amigo e parceiro de trabalhos há quase 10 anos.

Conheci Vinícius em 1998, quando ele veio substituir um outro grande saxofonista, Vitor Alcântara, no quinteto “Os Cinco”, que tínhamos àquela época. Essa formação vale a pena ser relembrada, pois tinha Zé Nazário na bateria; Zerró Santos no baixo acústico depois, o Itamar Collaço (hoje no Zimbo Trio), eu na guitarra, Daniel D´Alcântara no trompete depois, Chiquinho Oliveira (hoje Sexteto do Jô), Vitor Alcântara nos sopros, sax e flauta depois, Vinícius Dorin, ainda do grupo do Hermeto Pascoal.

Acreditem-me, tocávamos numa sorveteria no Ipiranga! (rsss.) O dono, “louco”, chamava-se Evaldo, grande figura! Tocamos nesta casa por aproximadamente dois anos, todas as sextas-feiras.
Turistas e músicos americanos iam lá só pra nos ouvir tocar música brasileira. Criou-se um point.

Eu não conhecia Vinícius e, de fato, nunca o tinha ouvido tocar.
Fui saber mais tarde, no intervalo do som, que ele tocava com Hermeto Pascoal. Ele chegou somando muito ao quinteto. Um grande improvisador com uma concepção musical sem limites. Um músico virtuose que toca todos os saxes barítono, tenor, alto, soprano e também flauta. De sobra, ele arrasa no piano. Gosta de tocar!

Pra mim, hoje, ele é um dos maiores músicos do mundo. Pessoa de boa conversa, às vezes surpreende com franqueza explícita.
Pra mim e pra quem tem a rara oportunidade de transpassar a malha da timidez, ele é mesmo uma pessoa maravilhosa.

Vinícius Dorin acaba de lançar seu primeiro CD “Revoada” pelo selo Maritaca
www.maritaca.art.br. O convite para gravar veio da Léa Freire, grande flautista.

O CD é belíssimo. Complexo e cheio de variedades, foi muito bem gravado pelos excelentes músicos Írio Jr., Fernando Corrêa, Enéias Xavier, Nenê. O CD conta com participações especiais de Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo e André Marques.

São doze faixas, das quais nove são músicas de Vinícius Dorin, uma é de Baden Powell e Paulo Cesar PinheiroViolão Vadio”, com a super participação do Arismar e uma música do Hermeto PascoalViniciando” ao que parece, a música é uma homenagem do mestre ao próprio Vinícius.

O CD todo é um show de swing e técnica, com composições maravilhosas em ritmos brasileiros. Complexas fórmulas de compasso, mas tocadas com muita naturalidade. Vinícius toca no grupo do Hermeto há mais de 10 anos e, claro, esta influência ímpar está presente neste CD.

Fico devendo uma entrevista com Vinícius Dorin que, no momento, está em turnée pela Europa com Hermeto Pascoal.


Vinícius sempre faz parte dos músicos convidados por mim nas noites granjeiras. Não perca a oportunidade de ver e ouvir este grande músico. E não esqueça: compre o CD de Dorin. Está “imperdível”!

Um abraço,

Felipe Ávila é granjeiro, profissional da música há 30 anos guitarra e violão e dedica-se a fazer e ensinar música com arte e qualidade.

www.felipeavila.com

<  voltar   


© Felipe Avila