Folha de São Paulo
Grammy Latino tem brasileiros em 11 categorias principais
da:
France Presse, em Nova York

26/09/2006

Compositores, intérpretes, produtores e engenheiros de som brasileiros disputam prêmios em 11 das principais categorias da sétima edição do Grammy Latino - sem contar as específicas para música brasileira. Neste ano, a colombiana Shakira lidera as indicações, concorrendo em cinco categorias da lista, divulgada nesta terça-feira em Nova York.

O músico Sérgio Mendes concorre, juntamente com Black Eyed Peas, ao prêmio de melhor gravação do ano, a principal das 45 categorias do Grammy. "Carioca", de Chico Buarque, e "Acariocando", de Ivan Lins, estão entre os concorrentes ao prêmio de melhor álbum de cantor e compositor, enquanto "Terra Amantiquira", da Banda Mantiqueira, e "Choros & Alegria", de Moacir Santos, disputam o título de melhor álbum instrumental.

"Aystelum", de Ed Motta, e "Roda Carioca", de Jovino Santos Neto, disputarão o prêmio na categoria melhor álbum de jazz latino. A cantora gospel Aline Barros concorrerá em duas categorias: melhor álbum de música cristã em espanhol, com "Aline", e melhor álbum de música cristã em português, com "Aline Barros e Cia.".

Céu concorre como artista revelação. Xuxa ("Xuxa Festa - Só para Baixinhos - Vol. 6") e Adriana Partimpim ("Adriana Partimpim - O Show") estão entre as concorrentes ao prêmio de melhor álbum infantil latino, enquanto Edson Cordeiro ("Contratenor") e Mauro Senise ("Templo Caboclo") disputam o prêmio de melhor álbum de música clássica.

Na categoria melhor projeto gráfico de um álbum, os engenheiros de som Cotô Guarino e Swami Junior concorrem com o disco "De Uns Tempos Pra Cá", de Chico César, e Duda Mello entra na disputa com "Jet - Samba", de Marcos Valle.

Com o álbum "Hoje", de Gal Costa, César Camargo Mariano disputa o prêmio de produtor do ano com Moogie Canazio ("Arquitetura da Flor", de Francis Hime, "Pra Você", de Margareth Menezes, "Que Falta Você Me Faz", de Maria Bethânia, "Simone - Ao Vivo", de Simone) e com Lenine e Maria Rita, que concorrem com "Segundo", de Maria Rita.

Outros três representantes brasileiros estão na categoria de melhor vídeo musical versão longa: O Rappa, por seu "Acústico MTV - O Rappa", Simone, com "Simone - Ao Vivo", e Daniela Mercury, com "Baile Barroco".

Em 2 de novembro, o Madison Square Garden será o cenário da primeira festa do Grammy Latino em Nova York.

<  voltar  -  topo   


© Folha Online