O Estado de São Paulo
"Heloísa Fernandes, intérprete dos anseios femininos"
por:
Claudia Pereira

08/03/2006

Heloísa Fernandes
foto: Monalisa Lins /AC
Fruto, o primeiro CD da pianista Heloísa Fernandes, representa o amadurecimento do seu processo criativo, da sua relação com a vida e com os filhos, entendendo melhor o que existe entre o antigo e novo. O trabalho de estréia traz composições instrumentais leves, delicadas, que exaltam a musicalidade brasileira e o jazz.

Segundo a compositora, o disco conta uma história, cada música remete a uma fase de sua vida. "Música boa é aquela que tem referencial, ela precisa dizer de você e da sua história. Fruto na verdade foi um tema que procurei muito para falar do meu amadurecimento como mulher, mãe, profissional. Todas as canções estão ligadas", diz a pianista.

São oito canções, seis delas inéditas, de autoria de Heloísa, e duas regravações: Rosa, de Pixinguinha, e
Trilhos Urbanos, de Caetano Veloso. "Quando comecei a pensar no disco tinha apenas duas músicas, Rosa e Trilhos. Mostro essas duas canções em shows há muito tempo, já estão amadurecidas, não poderiam deixar de compor meu primeiro trabalho-solo", explica a pianista.

A alta qualidade musical do CD também se deve, em grande parte, à competência da equipe de músicos que integrou o projeto: Zeca Assumpção no contrabaixo, Ari Colares na percussão, André Magalhães e Sérgio Reze na bateria, Cláudio Cruz no violino e Alceu Reis no violoncelo. As participações especiais ficaram por conta de Teco Cardoso (flauta) na faixa um do CD, Vôo, e do percussionista Naná Vasconcelos na faixa três, Colheita.

Na única apresentação que faz hoje, no auditório do Sesc Pinheiros, Heloísa Fernandes conta com a participação do contrabaixista Zeca Assumpção, que já realizou trabalhos com Hermeto Pascoal, Nelson Ayres, Chico Buarque, Caetano Veloso, e do percussionista Ari Colares, que já teve suas batidas requisitadas por artistas como Egberto Gismonti, o cubano Paquito D'Rivera, Cesar Camargo Mariano, entre outros.

SERVIÇO
Heloísa Fernande
Sesc Pinheiros/Auditório (100 lug.).
R. Paes Leme, 195, Pinheiros, 3095-9400. 08 de Março, às 20 h. R$ 3 a R$ 6

<  voltar  -  top   


© O Estado de São Paulo | www.heloisafernandes.com