O Estado de São Paulo - Caderno 2
Nailor Proveta toca para a alma em seu 1.º álbum-solo

por: Livia Deodato
SP 26.05.2007

Valsas, maxixes e choros tomam conta do Teatro Fecap neste fim de semana

Raizes - Proveta e Adoniran
O saxofonista e clarinetista Nailor Proveta voltou-se para o interior - o seu interior que, mesmo sem querer, acaba refletindo também o de todos nós. Em seu primeiro álbum-solo, Tocando para o Interior, o fundador da Banda Mantiqueira apresenta a tocante e delicada trilha sonora de seu 'filme' biográfico. E convida o público para conhecê-la neste fim de semana no Teatro Fecap, que facilmente remeterá àquele coreto localizado na praça da igreja matriz.

'Não queria que virasse uma coisa saudosista. Minha intenção foi realizar um trabalho que diz respeito ao meu interior, buscando fazer agradecimentos', diz Proveta, que nasceu e cresceu em Leme, São Paulo. 'Estamos vivendo na época do entretenimento em que tudo está tão chapado.' Das 13 músicas contidas no álbum, 10 têm dedicatória: ao avô Manuel, aos pais Geraldo e Eufrozina, aos filhos Emmanuel e Vitória, aos amigos Maurício Carrilho, Pedro Amorim e maestro Hary Bacciotti, entre outros. 'Ernesto Nazareth tinha o hábito de dedicar músicas às pessoas. Eu segui seu exemplo. As pessoas merecem atenção, carinho, tributo, reconhecimento.'

O lançamento do álbum repleto de valsas, dobrados, maxixes e choros marca os 10 anos de vida do selo Núcleo Contemporâneo, do pianista e amigo Benjamim Taubkin. Há cinco anos os músicos vinham trocando figurinhas para a realização. 'Sempre tive vontade de fazer esse resgate, de revisitar aquele lugar que existe dentro de mim, dentro de todos nós', conta.

Há três anos, quando resolveram colocar 'o plano em ação', Proveta já tinha arranjos, roteiro e todos os personagens para compor o seu filme. O próximo passo foi convidar músicos amigos também de altíssimo nível, como Izaías de Almeida (bandolim), Laércio de Freitas (piano) e Taubkin, a fim de ajudarem a criar esse universo singular. Ou nas palavras de Proveta com 'tanta vida e simplicidade'.


SERVIÇO:
Proveta e Convidados. Teatro Fecap (400 lug.). Av. Liberdade, 532 - tel.: 3272-2277
Hoje (26/05), às 21 h; Dom. (27/05), às 19 h. Ingresso: R$ 30,00, meia R$ 15,00

<  voltar  -  topo   


Copyright © Grupo Estado. Todos os direitos reservados.