O Estado de Minas

Mineiro
- Mozar Terra
nov./2001

Com mais de 30 anos de carreira, o pianista Mozar Terra, mineiro de Lavras, acaba de lançar… seu primeiro CD autoral. Caderno de Composição reúne 12 músicas, algumas mais recentes e outras do repertório antigo. Depois de uma vastas experiência no Brasil e no exterior, acompanhando artistas como Caetano Veloso, Lúcio Alves, Joyce e Emílio Santiago, Mozar Terra mostra virtuosismo ao piano e conjuga com convidados como o instrumentista Teco Cardoso, no sax Barítono, e a flautista Léa Freire, alguns dos melhores momentos do CD. Com Teco Cardoso, ele toca a música que abre o disco, Ascensão, sem sombra de dúvida o ponto alto deste trabalho.

Piano à Brasileira - Silvia Goes

O CD, que pela primeira vez registra o talento inventivo da pianista e compositora Silvia Goes, reúne 11 canções, dez das quais inéditas. São músicas como o baião "Hello Heloísa", feita especialmente para o nascimento da neta da instrumentista e a bela e intensa "Conflito de Gerações", inspirada no dia-a-dia da artista. Também se destaca no CD "Cachorrada", um chorinho inspirado nos latidos dos cães. A influência familiar está presente ainda no samba canção "Velho Amigo". Já uma brincadeira em cima de uma expressão peculiar aos gaúchos serviu de inspiração para a pianista compor "Te enganei Direitinho". A única releitura do disco é "Tico-Tico no Fubá" de Zequinha de Abreu, que ganhou arranjos descompassados.

Caderno de Composição
Primeiro trabalho autoral de Mozar Terra, o disco reúne composições em estilos variados, como samba, choro, bossa nova, baião, gafieira e valsa. São músicas inéditas "O Palhaço Chorou" e "Flor da Serra", e outras, como "Ascensão" - uma das mais belas do trabalho - e "Braços Abertos". As participações de Teco Cardoso, no sax barítono, na faixa "Subterrânea" e de Léa Freire, na flauta, ajudam a elevar o nível do trabalho. Os destaques do disco são as faixas interpretadas por Mozar Terra sozinho ao piano como "O Palhaço Chorou", "Ícaro" e "Fantasia para Lívia".

<  voltar  -  top   


© O Estado de Minas