Diário de São Paulo
- 04/05/2004
"Theo de Barros volta a compor em boa companhia"

Por Donizeti Costa

O Especialista em empurrar produtos alheios no embalo de seus jingles de tiro certo (compôs mais de 2 mil até aqui), Theo de Barros nunca primou por vender bem o próprio talento. Quando Elis Regina gravou "Menino das Laranjas", de sua autoria, o sucesso foi estrondoso mas ele continuou quase no anonimato. Idem após Jair Rodrigues ganhar o Festival da Record de 1966 com "Disparada", da qual Geraldo Vandré, parceiro de Theo, soube tirar melhor proveito, enquanto quis ser celebridade.
Não dá para ouvir o novo CD de Theo (gravadora Maritaca, R$20) sem torcer, porém, para que ele saia da sombra, toque mais e volte a ganhar prêmios. Afinal, "Theo" traz ingredientes melódicos tão ou mais refinados quanto os das canções citadas. Ou de quando ele formava o Quarteto Novo com Heraldo do Monte (viola e guitarra), Airto Moreira (bateria) e Hermeto Pascoal (piano e flauta).

Hibernação autoral
A percussiva "Angola" tem os vocais divididos com o filho Ricardo Barros, que também enveredou pelas lides musicais. A faixa, que abre o CD, é uma das quatro composições com Paulo César Pinheiro, responsável por reacender em Theo a vontade de voltar a compor, após uma hibernação autoral voluntária. As outras são o samba-canção "Aquele Carinho", "Remanso" e a "Suite das Sete Violas". O disco ostenta ainda o mérito de reunir dois Prêmios Visa de Música – Mônica Salmaso, que ganhou a edição de 1999, e Renato Braz, vencedor de 2002. Uma interpreta "Natureza" e o outro, "Viola de Nordestino", peça de "Sete Violas", que também tem Mônica em "Viola de Caipira".
Theo de Barros também se sai bem em criações solo. "Quando choras/ Sou tristeza/ Quando pedes/ Sou quem traz/ Nunca fui/ Mas fiz beleza/ Só pedi/ Deus deu a mais", diz na letra de "Minha Filha", dedicada a Ana Luiza Barros, outra convidada do CD, em "Viola de Marinheiro".
Theo dedilha seu violão nas 16 faixas do CD, em afinados diálogos com Arismar do Espírito Santo (baixo), Léa Freire e Teco Cardoso (flautas), Toninho Ferraguti e outros músicos. A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) também está presente.
A Maritaca, da flautista Léa Freire, realiza hoje, às 21h, no Sesc Pompéia, o show de lançamento de quatro CDs. O pacote traz – além de "Theo" – "Guzzi", da cantora Guzzi; "10 Anos", do multiinstrumentista Arismar do Espírito Santo; e "Jazz de Senzala", de Filó Machado.
Legenda da Foto - Violonista lançará CD hoje à noite com Arismar do Espírito Santo, Filó Machado e Guzzi.

<  voltar  -  top   


© Diário de São Paulo