www.ejazz.com.br
Banda Mantiqueira
17.01.2006

Formada em 1991, a banda vence a cada dia as dificuldades de fazer música instrumental no Brasil, esbanjando talento e competência – o que tem garantido reconhecimento e o respeito do público e da crítica especializada nacional e internacional.

Do universo dos compositores de música popular brasileira, selecionou peças de alguns dos mais notáveis – Pixinguinha, Tom Jobim, Jacob do Bandolim, Cartola, Nelson Cavaquinho, Ernesto Nazareth, João Bosco, Guinga, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Joyce, entre outros. Juntou a esse repertório composições suas e de Edson Alves e, brilhantemente, arranjou-as para a formação de big-band. Embora conte com excelentes solistas, valorizou mais o conjunto do que a individualidade.

Começou tocando em bares, depois expandiu seus shows para temporadas em casas de show e festivais no Brasil e no exterior. A convite do Maestro John Neschling, fez quatro concertos com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, na Sala São Paulo, em dezembro de 2000.

Em turnê nos Estados Unidos, em outubro de 2002, apresentou-se com a OSESP em Costa Mesa, na Califórnia e em Ann Arbor, em Michigan. Na mesma turnê, isoladamente, tocou no Festival de Jazz de San Francisco, Califórnia e na Northwestern University, em Evanston, Illinois, e fez por merecer elogiosas críticas publicadas no The Los Angeles Times e no Chicago Tribune. Como convidada do Maestro Yeruhan Scharovsky, apresentou-se, em junho de 2003, em concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Tem 4 CDs: Aldeia, de 1996, foi nominado ao Grammy, em 1998; Bixiga (2000); Orquestra Sinfônica de São Paulo e Banda Mantiqueira (2004) e o novíssimo Terra Amantiquira.

<  voltar  -  topo   


© www.ejazz.com.br