Estado do Paraná
- 08/05/2004
"Novo CD de Theo de Barros"

Panorama

Nos últimos três anos, o violonista e compositor Theo de Barros trancou-se em casa para criar. Consagrado com músicas como "Disparada" (parceria com Geraldo Vandré) e Meninos das Laranjas (sucesso na voz de Elis Regina), ou por sua participação no mítico Quarteto Novo (com Hermeto Pascoal, Airto Moreira e Heraldo do Monte), ele saiu da reclusão com cerca de 150 novas composições. Agora parte desta produção ganha visibilidade com o CD Theo, seu terceiro álbum solo.

"Nunca fiz da composição uma carreira", confessas o músico, que durante 20 anos atuou na publicidade como autor de jingles. "Em 2001, resolvi mudar um pouco isso e me fechei em casa para criar músicas e arranjos", conta. Uma das pessoas que o poeta Paulo César Pinheiro, que lhe enviou uma série de letras para serem musicadas. Dessa parceria floresceram cerca de 50 canções.

Entusiasmado com o resultado e com o volume de músicas que surgiram, Theo de Barros começou a compor suas próprias letras e passou a convidar também outros poetas para constituir parceria, a exemplo da carioca Cristina Saraiva.

"Com tudo isso, acabei ficando com excesso de material na gaveta e precisava gravar", explica o músico. O disco Theo é uma amostra vigorosa desse período fértil do compositor.

<  voltar  -  top   


© Diário de São Paulo