Release: Léa Freire
Léa Freire, flautista e compositora, ouvia desde cedo eruditos brasileiros como Guarnieri, Villa Lobos, Radamés Gnattali e Souza Lima entre outros, durante seus estudos de piano, onde também conheceu a obra de Bach, Debussy e os muitos autores estrangeiros. Também se interessou pelo rock and roll e depois o jazz, que a trouxe de volta para a bossa nova, que chamou o choro e que mostrou o caminho para os inúmeros ritmos brasileiros. Agora começa uma nova etapa a de unir o popular ao erudito - o formalismo à improvisação, com sotaque brasileiro.
Já tocou com muita gente : Alaíde Costa, Filó Machado, Nelson Ayres, Marlui Miranda, Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, Djamandu Costa, Evandro (bandolim), Rosinha de Valença, Arrigo Barnabé, Itiberê Zwarg, Nenê, Nailor Proveta Azevedo, Nico Assumpçâo, Elton Medeiros, Manezinho da Flauta, Guilherme Ve rgueiro, Michel Freidenson, Leny de Andrade, Bocato, Guello, Mozar Terra e muitos outros, representantes das mais diversas tendências musicais.
Tem parcerias com Joyce, que gravou músicas da dupla no Japão, Alemanha, Inglaterra e Brasil. Lançou seu primeiro CD, NINHAL, em Dezembro de 97, gravado no período de 94 a 96 através do selo Maritaca, onde constam participações especiais da Banda Mantiqueira, Quarteto Livre, Joyce, Filó Machado e muitos outros músicos de primeira linha, num total de 51 pessoas entre músicos, arranjadores e compositores.
Em 1998 integrou-se também ao grupo de Teco Cardoso, com o qual fez várias apresentações, inclusive na Universidade de Miami e no Blue Note de Nova York, montando com este um repertório que gerou o CD "Quinteto", gravado em Nova York, em Outubro de 98, e lançado em Novembro de 99, que contou com Benjamim Taubkin (piano), AC Dal Farra (bateria) e Sylvio Mazzucca Jr (contrabaixo).
Como produtora e editora de música instrumental Brasileira, sua gravadora e editora - Maritaca já lançou mais de 20 CDs e dois livros. (ver site http://www.maritaca.art.br/)
Ministra regularmente cursos de percepção musical para improvisação em oficinas de música realizadas em todo o pais.
Para 2005 Lancou dois CDs: Antologia da Canção Brasileira -vol 1 e 2 em parceria com o trombonista Bocato, e também começou a gravar seu novo CD solo, com produção musical de Teco Cardoso e participação especial do Maestro Gil Jardim, com arranjos próprios e de Gil para conjuntos sinfônicos, alem de arranjos de Naylor Proveta Azevedo, Luca Raele (Sujeito a Guincho) e Tiago Costa.
|
Release: Thomas Clausen
Thomas Clausen - tendo estudado piano e composição pela Academia Real de Copenhagen, tem em seu currículo nomes do calibre de Dexter Gordon, Miles Davis, Gary Burton, Elvin Jones, Joe Henderson, Stan Getz, Dizzie Gillespie, Chet Baker, Johnny Griffin, entre outros grandes nomes do Jazz.
Arranjador e compositor requisitado, entre outros, pela Orquestra Sinfônica de Copenhagen e pela Big Band da Danmarks Radio, Thomas Clausen recebeu vários prêmios como compositor e arranjador, entre eles: The Bem Webster Prize, Jasa Prize, Fanfare Prize, DJFBA´s Composers Prize e The Art Foundation Prize. Tem obras compostas para
Orquestra Sinfônica, Coral, Ballet, Teatro, Big Band e grupos de Jazz. Com mais de 16 discos lançados, tornou-se um dos mais importantes músicos da Europa.
Desde 97 sua paixão pela música brasileira o levou a formar o Thomas Clausen Brazilian Trio com a participação do baterista Afonso Correa e do contrabaixista Fernando De Marco, ambos há muito radicados na Europa, passando a explorar o choro e outras linguagens brasileiras. Em 2004 esteve em tour pelo Brasil tendo como convidado o saxofonista e flautista Teco Cardoso. A parceria continuou em 2005 com a ida de Teco Cardoso para a Europa para, entre outros, participar do Festival de Jazz de Copenhaguem ao lado do Thomas Clausen Octet.
Teco Cardoso apresentou seu ultimo trabalho, "Quinteto", ao lado da flautista e compositora Léa Freire e da afinidade musical entre os dois universos musicais surgiu a idéia de misturar os repertórios e ir além. Para 2006 o quinteto formado pelo Thomas Clausen Trio acrescido de Teco Cardoso e Léa Freire vai fazer tournê em Março no Brasil e em Junho pelos Festivais da Europa com a subseqüente gravação de um CD em co-produção entre o selo Sundance (Dinamarca) e a Maritaca (Brasil), com um repertório composto especialmente para este projeto e lançamento previsto para o final do ano nos dois paises.
Neste show misturam-se três visões de Brasil. O sensível olhar estrangeiro de Thomas Clausen, o carinhoso olhar do brasileiro que representa o Brasil lá fora, caso de Afonso Correa e Fernando De Marco e o olhar de quem vive e produz no Brasil de hoje. Choros, sambas, maracatus e outros ritmos brasileiros com muito espaço para criação coletiva, juntamente com arranjos cuidadosos que privilegiam a enorme intimidade musical destes instrumentistas.
Na turnê Brasileira, além dos shows, haverá também oficinas onde Thomas Clausen dividirá sua experiência adquirida com os grandes nomes do Jazz com os quais trabalhou e seu percurso dentro da música Brasileira. Além disso os demais integrantes do grupo discorrerão sobre os processos criativos e a mistura das linguagens e bagagens musicais trazidas por cada um dos integrantes do Quinteto.
|