Gov. do Estado do Acre
- 18/11/2004
www.ac.gov.br

Caravana 4 do Projeto Pixinguinha une a autenticidade do

samba de raiz com a pluralidade da música de tons regionais

O Projeto Pixinguinha continua em novembro trazendo para o palco do Teatro Plácido de Castro, no próximo dia 25, às 20 horas, com direção de Regina Bertola, os shows de Arismar do Espírito Santo, Áurea Martins, Chiko Queiroga & Antonio Rogério e Nelson Sargento. O projeto é uma parceria da Funarte com a Fundação Elias Mansour e Garibaldi Brasil.

O retorno do Projeto Pixinguinha aos palcos do país vem mostrando uma perfeita integração dos diversos estilos da música popular brasileira, comprovando a riqueza do repertório da Música Popular Brasileira.
O show do próximo dia 25 traz uma caravana que une a autenticidade do samba de raiz com a pluralidade da música de tons regionais. São quatro cantores e compositores que representam fatias diferentes da mesma legitimidade musical. O multiinstrumentista Arismar do Espírito Santo, reconhecido pela criatividade; o talento vocal de Áurea Martins, que já passou pelo clássico, jazz e mpb e agora se rende aos encantos do samba; o duo Chiko Queiroga & Antonio Rogério, compositores, cantores e instrumentistas, representantes da melhor safra da música sergipana. O ícone do samba Nelson Sargento completa o quarteto, com seu sotaque carioca e universal que traduz o sentimento do povo carioca ao gênero que o consagrou mundo afora.

As raízes da cultura brasileira

Na direção, a mineira Regina Bertola, que se prepara para comandar, pela primeira vez, uma das caravanas do Projeto Pixinguinha. Criadora e diretora da Bituca (Universidade de Música Popular em Minas Gerais ) e mentora e encenadora do Grupo Ponto de Partida, é com este último que acaba de gravar o DVd Ser Minas Tão Gerais, contando com a participação de Milton Nascimento e os Meninos de Araçuaí e textos de Carlos Drummond de Andrade.

“Dirigir os shows do Projeto Pixinguinha é certamente uma experiência nova; um desafio. Mas é muito parecido com tudo que eu faço: percorrer o Brasil recolhendo as raízes da cultura brasileira e transformando-a numa única, brasileira. Viajar com estes artistas será maravilhoso; uma forma de entender o Brasil de ponta a ponta, que é o que já venho fazendo com meu trabalho em Minas Gerais “.

A caravana deu a partida em Montes Claros - MG e já passou por Goiânia, Palmas e Porto Velho, e, depois de Rio Branco, segue para Cuiabá e Campo Grande, pisando firme na estrada que leva a mais rica troca de experiências artísticas – no palco e com o público, que tem o prazer de assistir à magia da integração de muitos estilos e linguagens de diversas regiões do país. Uma mistura deliciosa que é a cara do Brasil.

Arismar do Espírito Santo

Com 27 anos de carreira, Arismar do Espírito Santo é reconhecido como um músico completo, dono de uma maneira muito própria de tocar e compor. Seja no contrabaixo, guitarra, violão, piano ou bateria, as harmonias inusitadas, ritmo e criatividade têm sido sua marca registrada. Com seu primeiro cd solo ganhou o Prêmio Sharp de Música, na categoria instrumental e foi eleito em 1998, por concurso da Revista Guitar Player, um dos dez melhores guitarristas do País. Arismar já tocou ao lado de feras como Hermeto Pascoal, César Camargo Mariano, Raul de Souza, Maurício Einhorn, Hélio Delmiro, Sivuca, Dominguinhos, Luís Eça, Dory Caymmi, Heraldo do Monte, Lenine, Paquito D'Rivera, Lisa Ono, João Donato, Maurício Carrilho, Paulo Moura, Toninho Horta, Leandro Braga, Cristóvão Bastos, Roberto Menescal, Satoshi Takeishi e John Lee, entre muitos outros.

Inúmeras foram suas turnês internacionais: com o Hermeto Pascoal Trio se apresentou em diversos festivais de jazz na Europa; com Joyce tocou no Blue Note de Tokio e okuoka no Japão e com Leny Andrade no Umbria Jazz Festival- Itália. Em seu segundo CD, Estação Brasil, (selo Maritaca-2002), mostra sua versatilidade tocando, mais uma vez, vários instrumentos.

<  voltar  -  top   


© www.ac.gov.br