www.ziriguidum.com
Um tratado sobre Benedito Lacerda

Por: Beto Feitosa
RJ 06/08/2007

Coleção compila obra do artista em três caixas de CDs

Benedito Lacerda
Mas será o Benedito?!?. O bem humorado título traz uma história séria e rica. O box com quatro CDs é o primeiro de uma coleção que vai trazer mais outros dois volumes. O conteúdo faz um levantamento e esmiúça a obra plural do flautista Benedito Lacerda.

Natural da cidade de Macaé (RJ), Benedito demonstrou talento desde criança, tocando flautas que fabricava por conta própria. Já profissional tocou em orquestras até formar seu próprio Regional, o mais requisitado pelas estrelas da época. Na década de 40 estreou parceria com Pixinguinha. A dupla assina vários dos clássicos da música brasileira nesse século. A afinidade era tamanha que muitas músicas eram gravadas de improviso, sem ensaios.

Luz sob Benedito. Nesse primeiro lançamento, parceria do selo Maritaca Discos com a Memo Editorial, os CDs trazem a obra do músico. Batizada de Benê, o flautista, coleta músicas em que Benedito Lacerda aparece como solista e cantor no grupo Gente do Morro (semente de seu famoso Regional). O segundo disco traz interpretações em parceria com Pixinguinha. Além de composições da dupla, passam músicas de Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim entre outros. Os dois últimos CDs dessa primeira leva resgatam raros fonogramas do Regional de Benedito Lacerda.

São gravações dos anos 30 e 40, todas datadas e acompanhadas de um livro riquíssimo em informações. Notas de rodapé, letras e até biografias de várias personalidades da época fazem parte do volume. O meticuloso trabalho de pesquisa tem coordenação geral de Paulo Flores e pesquisa dele ao lado de Corina Meyer. A produção executiva de Rita Cabral coloca a gravadora Maritaca com a honra de transformar a pesquisa em produto.

O valor artístico dessa coleção é incalculável. Por vezes ofuscado pela notoriedade de seu maior parceiro, Pixinguinha, Benedito Lacerda tem um nome importante e até mesmo essencial para a música popular moderna. Seus múltiplos talentos são levantados, enfim, em um trabalho sério e bonito. Ótima fonte de pesquisa, incrível fonte de prazer.

<  voltar  -  top   


© www.ziriguidum.com