O Estado de São Paulo - Caderno 2
Dois violões virados para os Brasis
por: Lauro Lisboa Garcia
foto: Gustavo Costa
18.12.2009

O paulista Paulo Bellinati e o mineiro Weber Lopes realizam o primeiro álbum juntos, com temas autorais e uma parceria

HARMONIA – Lopes e Bellinati, que tocam no
Auditório Ibirapuera
Dois sofisticados violonistas, o paulista Paulo Bellinati e o mineiro Weber Lopes se conheceram em 2006 no Festival de Jazz de Ouro Preto.
Bastou um encontro para a descoberta de uma grande afinidade entre ambos. O resultado é o excelente CD Virado (independente), que a dupla lança em concerto hoje (18/12/09) no Auditório Ibirapuera.
Com dez faixas minuciosamente trabalhadas, o CD foi gravado em diversas sessões e tem ótima qualidade de som. O capricho, conta Bellinati, vem desde a escolha do estúdio Bemol, em Belo Horizonte, dentre outros testados, e até do microfone. “Agente tentou gravar o mais ao vivo possível, tocando o tempo inteiro e fazendo vários takes. Na edição, escolhemos o que saiu mais espontâneo. Gravamos uma quantidade muito grande de takes, cada música tem muitas versões”, conta. Há uma expressiva liberdade com improvisos, sem arroubos virtuosísticos.
Muita coisa que a gente improvisou não dá pra fazer igual. Foi aquele momento. Ao vivo também vão sair novas versões, mas as músicas são bem estruturadas, então as versões são emocionalmente muito parecidas.
A faixa de abertura, Violão Virado, é a única composição em parceria e expressa a estética caipira “paulineira”, de toque violado. Lopes assina sozinho outras cinco, incluindo Andaluzia, com leves referências hispânicas, e Bellinati é autordemais quatro, como o complexo e belíssimo afro-samba Dança e Coda, com três movimentos. Difícil destacar amelhor faixa.
Em entrevistas mútuas publicada no encarte do CD, eles tiram onda um com o outro, mas também fornecem dados que explicam suas intenções. “Sempre gostei de trocar informações com músicos com os quais sinto afinidade. Esses encontros abrem novas possibilidades para amúsica de todos”, diz existem sem um olhar exótico.

"Acho que essa é uma contribuição muito importante desse CD. Apesar da nossa formação sólida, tanto do ponto de vista erudito como do popular, passando pelo samba, pelo choro, todos esses mainstreams da música brasileira, temos para dar um lado pessoal, regional, que precisa ser universalizado”, diz Lopes.
Para Bellinati – que também lançou recentemente mais um CD solo, A Felicidade, nos EUA –, Virado é seu melhortrabalho. “É um disco completamente autoral, que tem a marca da maturidade. O músico ficando maduro vai aprendendo a tirar o supérfluo e a ficar só com o essencial. No começo a gente toca muita nota e metade não serve”, ensina um dos grandes mestres do violão brasileiro.
No show de hoje (18/12/09) eles tocam quase todo o repertório do CD, mais um tema inédito em dupla, o que, segundo Bellinati, dá a arrancada para a continuação da parceria.

Serviço:
Paulo Bellinati e Weber Lopes - Auditório Ibirapuera

(800 lug.). Av. Pedro Álvares Cabral, s/n.º, tel. 3629-1075.
18/12/09, às 21 h. R$ 30

<  voltar  -  topo   


© O Estado de São Paulo