Diário da Tarde
- 13/07/2005
Caderno 2 - Instrumental
"Um passeio pela MPB"

Por: Vanessa de Oliveira

Os instrumentistas vão interpretar clássicos da MPB

Hoje é dia de show acústico no Museu de Arte da Pampulha (MAP), que será palco, às 21:00 horas, para o jazz e a MPB durante o lançamento do CD Antologia da Canção Brasileira - Vol. 1, da flautista e compositora Léa Freire e do trombonista Bocato. Os músicos vão se apresentar acompanhados por Michel Freidenson (piano), Djalma Lima (guitarra), Neynar Dias (baixo acústico) e Marco Antônio (bateria). O evento faz parte da programação do Música no Museu, projeto desenvolvido há seis anos pelo MAP.
O repertório faz sua seleção de clássicos como Andorinha, de Tom Jobim,
Muito Prazer de Luiz Eça, Nossos Momentos, de Haroldo Barbosa, Luz Negra, de Nelson Cavaquinho, Folha Morta, de Ary Barroso, e a poética As Rosas Não Falam, de Cartola, além de outras canções da MPB.
Bocato já tocou com músicos consagrados, tendo acompanhado Elis Regina no antológico show Saudades do Brasil, além de ter se apresentado e participado de gravações de Rita Lee, Ney Matogrosso e Roberto Carlos. Nos anos de 80, fez show com Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção e com boa parte dos músicos que formaram a chamada vanguarda paulista.
Nos anos 90, o músico participou de gravações de vários artistas, como Zé Miguel Winisk, Edson Cordeiro, Zeca Baleiro, Chico César, Carlinhos Brown, Falamansa, Pavilhão 9 e Art Popular, entre outros. Em 1982, criou a Banda Metalúrgica. O primeiro CD solo foi lançado três anos depois.
Léa Freire também é produtora e editora de música, além de ser a fundadora do selo Maritaca, que privilegia a música instrumental. A instrumentista é a responsável pelos arranjos do CD, que mesclam o erudito e o popular, buscando a valorização das melodias.
De formação clássica, com forte influência de Guarnieri, Villa Lobos, Bach e Debussy.
Freire também fez incursões pelo rock, fusion, funk e no jazz, ritmo que a levou à bossa nova e, depois, ao choro e à incursão às raízes dos ritmos brasileiros. Ela já se apresentou com Hermeto Pascoal, Cauby Peixoto, Djavan e Jacques Morelembaum, entre outros, além de ter feito shows em Miami e Nova Iorque.

<  voltar  -  top   


© Diário da Tarde