www.ziriguidum.com
"O som rico da Banda Mantiqueira"

Por Beto Feitosa
09/02/2006

Big band que faz sucesso nos palcos de São Paulo lança quarto CD

Banda Mantiqueira
Arranjos que são maturados aos poucos, incorporam e tomam sabor com o tempo. A Banda Mantiqueira não está aí para improvisos e atender pedidos que chegam em guardanapos. Talvez por isso, com 15 anos de palco, chega agora ao quarto CD, o festejado Terra Amantiquira, que nasceu para o público no fim de 2005 para enriquecer o já valioso catálogo instrumental da gravadora Maritaca.

A idéia de formar uma big band sempre foi o sonho do atual líder e arranjador da Mantiqueira, Nailor Proveta. O sucesso se comprovou em inúmeras longas temporadas em casas de shows em São Paulo. Entre 1997 até 2004, a banda fez apresentações semanais, nas terças do Supremo Musical. Sempre de casa lotada.

O novo e aguardado CD traz apenas sete faixas, mas prima pela qualidade e inteligência dos arranjos. A banda apresenta suas preciosas versões para músicas já conhecidas como Eu e a brisa, de Johnny Alf, Feminina, de Joyce, e um medley que casa Samba da minha terra e Saudade da Bahia, ambas de Dorival Caymmi. O baião também está representado em composições de Luiz Gonzaga como Que nem jiló e Último pau de arara, dentro de uma suíte batizada Canções nordestinas.

Nailor Azevedo, o Proveta - Banda Mantiqueira
A mistura da música brasileira com jazz e ritmos latinos forma um campo livre para as criações da banda. Além de recriarem obras alheias, trazem criações próprias como a que abre o disco, a surpreendente Vovô Manuel, composição de Proveta cheia de climas e intensidades diferentes. Edson José Alves, que assina o arranjo das Canções nordestinas apresenta a sua Santos Jundiaí, ligeira e cheia de curvas.

Em tempos em que a música de barzinho parece imperar, o sucesso de uma banda como a Mantiqueira é uma felicidade. O movimento dos arranjos não deixa ninguém parado e nem cai na monotonia. A experiência dos músicos se casa a um repertório escolhido a dedo e maturado ao longo do tempo.

São ao todo 14 integrantes tirando um som de outro mundo. Com destaque para a suingueira dos metais e dos ritmos quentes da percussão, a banda está com agenda cheia. No próximo dia 14 de fevereiro, lançam o CD com um show no Bourbon Street. Entre março e maio voltam a fazer uma temporadas às terças, dessa vez no Tom Jazz. Imperdível e altamente recomendável.

Serviço:
Banda Mantiqueira
Bourbon Street
Dia 14 de fevereiro, às 22h.
R. dos Chanés, 125 - Moema - São Paulo
informações: (11) 5095.6100

<  voltar  -  top   


© www.ziriguidum.com