Revista Acústica
Laércio de Freitas Homenageia Jacob
por:
Régis Tadeu
Novembro, 2007

Rev. Acústica
Quando alguém grava um disco tributo a quem quer que seja, as possibilidades reais de transformação nem sempre se relacionam de forma criativa em relação aos arranjos originais. Por isso, não deixa de ser interessante ouvir a maneira como o pianista (e maestro) Laércio de Freitas resolve pagar para ver e abordar o repertório do genial Jacob do Bandolim sob uma ótica que muitas vezes chega a esbarrar deliciosamente no jazz.
Acompanhado unicamente pelo excelente violonista Alessandro Penezzi, Laércio não se furtou de apresentar algumas recriações ousadas. Muitas soam até mesmo provocadoras, como as bem colocadas dissonâncias por parte do pianista em Velhos Tempos, Falta-me Você e Simplicidade, e os solos de violão quase tresloucados em Chorinho Na Praia e Baboseira. Vários temas apresentam uma espécie de “tiroteio musical” – no melhor sentido que tal termo pode apresentar -, já que a dupla não hesita em disparar notas em profusão, mas jamais a esmo, e sim condizente com o discurso sonoro que o velho Jacob sempre exibiu em seu instrumento – vide a perfeita sincronia entre acordes e notas em Sapeca, Ginga Do Mané e Implicante.
A mistura do encontro entre Laércio e Alessandro não apenas resultou em um interessantíssimo tributo artístico a um grande mestre da música brasileira, mas também trouxe um grande alívio para quem andava descrente de que o passado não pudesse mais ser recriado com ousadia e diversão.

<  voltar   


© Revista Acústica