Agência Estado
www.ultimosegundo.com.br
Léa Freire lança CD em show no Auditório Ibirapuera

por: Redação
13.05.2007

A flautista, compositora e arranjadora paulista Léa Freire lança seu mais novo CD, o quinto da carreira, “Cartas Brasileiras”, com shows hoje, amanhã e domingo em São Paulo, no Auditório Ibirapuera. Seu quinto CD é uma declaração de amor musical ao Brasil, mas vai além, passeando por outros significados.
O primeiro, é dar uma visão ampla da música brasileira contemporânea, sem distinção de rótulos, com diálogos entre erudito e popular; estrangeiro e local. Outro significado é ser considerado parte de uma obra musical coletiva, desenvolvida em um movimento que ainda busca seu nome e que abriga artistas de várias partes do país, tendo Léa como uma das principais figuras, seja gravando discos, colaborando em trabalhos de outros artistas ou atuando com seu selo Maritaca.

Com regência do maestro Gil Jardim e direção musical do flautista Teco Cardoso, seu novo disco une a grandeza da orquestra, o ritualístico da percussão e o frescor dos improvisos. O título é explicado por Léa: “A palavra cartas tem vários sentidos: o de mapas geográficos, das marés, celestes, astrais e náuticos, que têm a ver com panoramas; o de correspondência, troca de informações com pessoas perto ou longe, as influências que se acumula na vida. Carta na manga; carta-convite, futuro e o passado, que evoluem em espiral. Carta de quem somos para quem queremos ser e vice-versa.

No total, são 11 canções próprias, 66 músicos, entre instrumentistas e arranjadores, e um desafio que ao mesmo tempo é a realização de um sonho de menina. “Escrever para orquestra é minha nova paixão. É o resultado de uma formação musical 'democrática' que compartilho com vários músicos. Adoro trabalhar em parceria. A música é a mais coletiva das artes porque ela, no momento em que acontece, é uma reunião de esforços”, conta ela.

O show terá participação da Orquestra da Câmara da USP. E tem, ainda, como convidados Paulo Bellinati, Izaías Bueno de Almeida, Israel 7 Cordas, Paulo Braga, Mané Silveira, Guello, Zé Alexandre Carvalho, Celso Almeida, Paulo Malheiros, Daniel d´Alcântara e Zezinho Pitoco. Na ocasião, Léa Freire aproveita e grava seu DVD. Para quem ficou curioso, é só chegar no Auditório e conferir.

<  voltar  -  topo   


© Copyright 2000-2007, Internet Group - Portais: iG, iBest e BrTurbo