www.ziriguidum.com
O baixo na linha principal

por: Beto Feitosa
22.02.2007

Segundo CD de Zeli confirma talento do artista

Depois de colecionar elogios em seu trabalho de estréia, o baixista paulistano Zeli dá mais um passo na carreira solo com o álbum Em movimento, lançado pelo selo Maritaca. Ampliando seu leque artístico, Zeli incluiu agora músicas cantadas e muitas participações especiais.

São as vozes femininas que interpretam os recados das músicas de Zeli. Festejada nos EUA e na Europa, Badi Assad canta Em busca, parceria de Zeli com Simone Guimarães. A dobradinha de compositores se repete em Nino, Alphaville e Beslan, dessa vez com a voz da própria Simone. Ainda pouco conhecida, a voz cool de Tatiana Parra pode ser ouvida em Delírio tropical, Samba da montanha e em Nascente, releitura para o sucesso de Flávio Venturini e Murilo Antunes.

Além da própria safra, Zeli também mostra releituras para outros compositores, trazendo suas obras para o universo de seu baixo. Em Desvairada, de Garoto, encara um desafio. "É muito complexa de ser tocada", explica Zeli. "Quis ambientá-la ao meu instrumento e à formação com bandolim, quatro venezuelano e percussão. Não é muito usual o baixo fazer tantas melodias ou solar dessa maneira", explica. Pouco usual também é a releitura de Doce de coco, de Jacob do Bandolim. Zeli tira o baixo da categoria de acompanhante e faz a melodia principal.

Em movimento tem momentos jazz, mas sempre brasileiríssimo. O talento do músico para fazer uma música popular de qualidade é evidente em suas composições como Alegria do mato e Revirando.

Pelo álbum passam boas companhias como as de Edu Ribeiro (bateria), Léa Freira (flauta), Vitor Alcântara (sax), Pedro Simão (guitarra), Antonio Baker (piano) e Renato Anesi (bandolim). Outro grande nome do baixo, Sizão Machado também aparece na releitura de Amphibious, composição do mestre Moacir Santos.

Sem dúvidas um trabalho especial, retrato de um artista talentoso. O músico, que já acompanhou artistas como Cida Moreira e Rosa Passos, mostra que tem cacife para criar a própria obra e voar alto.

<  voltar  -  topo   


© www.ziriguidum.com