Audio e Vídeo
- junho 2005
www.clubedoaudio.com.br
"Discos do Mês"

Por Fernando Andrette

Este mês foi difícil fazer a seleção dos CDs, pois recebemos muitos novos trabalhos independentes e algumas gravações importadas de enorme valor artístico.
Espero que tenha conseguido mesclar os gêneros e atenda ao gosto da maioria dos nossos leitores.
Entre tantas novidades, uma bela surpresa indicada pelo amigo Homero Lotito, do estúdio Reference, que me pediu para ouvir o novo trabalho da pianista Heloísa Fernandes, lançado pelo selo Maritaca.
Outra bela novidade foi o CD do maestro Cussy de Almeida, que ganhei do empresário dono da sala de áudio que publicamos na edição de aniversário.
Como escrevi na matéria, o CD foi inteiramente gravado em tempo real na sua sala e nos brinda com obras como: Assum Preto de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Galope do saudoso maestro Guerra Peixe, Minha Ciranda de Capiba e composições do próprio regente Cussy de Almeida.
Ainda falando de artistas nacionais, recebemos da própria cantora Ana Caran seu mais recente trabalho Hollywood Rio, lançado pela Chesk Records no final do ano passado. E do outro lado do mundo, escolhemos o belo CD Baltic Voices 1, lançado em 2002 pela Harmonia Mundi.
Todos os trabalhos têm aquele frescor de criatividade e navegam em águas que as rádios desconhecem - ou teimam em fazer de conta que não existem.
Espero que todos vocês sejam pescadores atentos e se debrucem em descobrir onde se escondem tão interessantes pérolas.
De todos os trabalhos instrumentais que escutei recentemente, o da pianista Heloísa Fernandes foi o que mais me surpreendeu.
Trata-se de uma excelente instrumentista e compositora.
Com direção do maestro Gil Jardim, o trabalho contou com convidados ilustres como: Nana Vasconcelos, e Zeca Assumpção.
Sua sensibilidade musical é de extremo bom gosto. desde a escolha do repertório, com peças consagradas da música brasileira até composições suas de altíssimo nível.
Criança, com participação de Cláudio Cruz no violino e Alceu Reis no violoncelo, com arranjo e abordagem camerística, é, na minha opinião, o ponto alto do disco, junto com sua bela versão de Rosa do mestre Pixinguinha, com participação de Zeca Assumpção no contrabaixo.
Gravado no Nosso Estúdio e no Zabumba, entre dezembro de 2003 e março de 2004.
A captação dos instrumentos foi bastante flat, o que aumenta ainda mais o prazer em reproduzir o disco em um bom sistema Hi-Fi.
A masterização foi do amigo Homero Lotito, no estúdio Reference.
Um trabalho obrigatório para os que apreciam novidades de alto nível

<  voltar  -  top   


© Revista Audio e Vídeo | www.heloisafernandes.com