A pianista e compositora Heloísa Fernandes nasceu em Presidente Prudente, estado de São Paulo, e atualmente reside na cidade de São Paulo. Começou a estudar piano com sua mãe, pianista e musicista, aos cinco anos de idade; posteriormente em sua educação formal, foi aluna dos pianistas Paulo Gori e Gilberto Tinetti, com os quais cultivou seu gosto pela música clássica.

Formou-se em piano pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, em regência pelo Centro de Estudos Tom Jobim e em composição pela Universidade de São Paulo. Seu repertório centra-se em sublimes interpretações instrumentais e jazzísticas da música popular brasileira.

Em 2001, foi uma das cinco finalistas de um dos mais relevantes prêmios musicais do Brasil, o Prêmio Visa de Música Brasileira, tornando-se conhecida nacionalmente e consolidando sua carreira profssional.
Desde então, ela vem pesquisando música popular brasileira, música folclórica e dança, utilizando-as como fonte inspiradoras para as suas composições.

Em 2005, acompanhou o gaitista italiano Gianluca Littera com a Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo regida por Gil Jardim. No mesmo ano, foi convidada pela cidade de São Paulo para participar de um tributo à lendária pianista brasileira Guiomar Novaes, com uma apresentação de piano solo no Teatro Municipal de São João da Boa Vista.

O ano de 2005 também presenciou o lançamento de seu primeiro disco, Fruto, pelo selo brasileiro Maritaca. O repertório consiste de composições próprias e arranjos para composições de Pixinguinha e Caetano Veloso. Heloísa teve como colaboradores musicais alguns dos melhores músicos brasileiros: os percussionistas Naná Vasconcelos, Ari Colares e Sérgio Reze; o baixista Zeca Assumpcão; o fautista Teco Cardoso e, como diretor musical, Gil Jardim. O lançamento deste CD levou a apresentações pelo Brasil e trouxe reconhecimento internacional a Heloísa.

No ano passado, ela desenvolveu parcerias com a compositora brasileira Léa Freire e a saxofonista Maria Bragança, incluindo uma série de concertos com esta última no Festival de Minas Gerais nas Universidades de São João Del Rey e Ouro Preto. Heloísa fez também sua estreia internacional, com grande sucesso de crítica, no Spoleto Festival USA, em Charleston, na Carolina do Sul.


Para a fase seguinte de seu trabalho de composição, Heloísa organizou o projeto Melodias do Brasil – Identidade e Transformação. Ao longo de doze meses, ela estudou a pesquisa de Mário de Andrade e colaboradores, que haviam documentado melodias folclóricas brasileiras de 1936 a 1938. Eles transcreveram melodias de todas as regiões do país e publicaram 570 delas em Melodias Registradas por Meios Não-Mecânicos em 1946, o primeiro material editado sobre folclore no Brasil.

Mário de Andrade acreditava que os compositores brasileiros poderiam encontrar a alma do Brasil nas melodias de sua gente, e que estas melodias poderiam inspirar a criação de novos trabalhos. Sua compilação trazia candomblé, maracatu, cateretê, samba, toada e muito mais. Heloísa elegeu um grupo destas melodias para servir de essência para novas composições. Sua transformação em trabalhos originais irá surpreender os ouvintes por não ser típica do modo como o folclore brasileiro costuma ser tratado pelos músicos contemporâneos: em vez de reproduzir cores, pulsação e ritmos fortes, Heloísa criou um mundo delicado e introspectivo.

Arranjado, executado e gravado com os colegas Zeca Assumpção (baixo) e Ari Colares (percussão), esta coleção está sendo lançada no CD Candeias
(Independente) e apresentada pelo trio em seis concertos em Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O violeiro e compositor Ivan Vilela escreveu comentários críticos sobre a música no encarte do CD, ilustrado por seu sobrinho Fernando Vilela.

Heloísa emergiu desses doze meses de estudo intenso e solitário com uma importante contribuição à música brasileira, e um desejo revigorado de continuar compondo. Ela espera ter-se mantido fiel ao objetivo de Mário de Andrade – que as melodias por ele documentadas tenham servido como catalisadoras de expressão musical original – e ao seu próprio objetivo – expressar os sentimentos que mais profundamente a tocam.

"Melodias do Brasil – Identidade e Transformação" foi patrocinado e viabilizado pela Petrobras.

www.heloisafernandes.com

International Management
Michael Grofsorean / Musica Extraordinaria



SESC Paulista - 21.03.2005 - "Show de lançamento do CD Fruto"


Fotos Marco A Olímpio


Pianist plays from heart
www.postandcourier.com
por: Adam Parker
Sunday, January 10, 2010


Heloísa Fernandes
www.bscreview.com
by: Matt Cibula
December 27, 2009


Heloísa Fernandes "Candeias"
www.musicabrasileira.org

by: Kees Schoof
September 2009


Candeias
www.allaboutjazz.com

by: Raul d'Gama Rose
October 06, 2009


Flauta e piano unidos em show
da Oficina de Música

www.oficinademusica.org.br
por: Assessoria de Imprensa
Fundação Cultural de Curitiba
Curitiba 19.01.2009


Heloísa Fernandes
www.allaboutjazz.com.br
by: Brian Gall
December 05, 2008


Heloísa Fernandes
www.zwiker.blogspot.com
by: Jason A. Zwiker
Sunday, July 13, 2008


Pianist's first visit
www.charleston.net
by: Tim Page
Wednesday, May 28, 2008


Heloisa Fernandes' conveys so
much with musical notes alone

www.charlestoncitypaper.com
by: Jason A. Zwiker
Tuesday, May 27, 2008


Fernandes' U.S. debut electrifying
www.charleston.net
by: George Hubbard
Tuesday, May 27, 2008


i'm no music reviewer, but...
www.charleston.skirt.com
by: Margaret Pilarski
Tuesday, May, 27, 2008

Brasilian pianist Fernandes
makes international debut

www.charleston.net
by: Jack McCray
Mondey, May 26, 2008


Spoleto Festival USA
www.jazztimes.com
by: Perry Tannenbaum
May 22, 2008 - June 8, 2008


Notorious "Amistad" headlines Charleston's Spoleto Festival

www.fortmilltimes.com
by: Perry Tannenbaum
May 20, 2008


Jazz - Heloísa Fernandes
Spoleto Festival USA

May 23 - June 8, 2008 Charleston
www.spoletousa.org
Freb. 2008


Love and Identity: The Brazilian charm of Heloísa Fernandes
www.charlestoncitypaper.com
by: by: Jason A. Zwiker
May 19, 2008


Pianista Heloísa Fernandes
toca no Sesc

wwww.diarioweb.com.br
por: Igor Galante
S. J. do Rio Preto, 17.04.08


Festival will stage 45 productions, 140 performances
www.charleston.net
by: Dottie Ashley
Sunday, December 30, 2007


Heloísa Fernandes - Fruto
O Estado de São Paulo
por Claudia Pereira
08.03.2006

Best Jazz Album of 2005
www.popmatters.com
by Matt Cibula
19 December 2005

Fruto - Now Hear This
www.billboard.com
from Katie Hasty
Nov. 2005

Heloísa Fernandes
www.teatroalfa.com.br
24.10.2005

Fruto - Heloísa Fernandes
www.allaboutjazz.com
by Matt Cibula
14.10.2005

De olho no que é bom
Revista Jazz +
da Equipe Jazz +
set. out. /2005 Ano 2 Nº 9

Especial de Cara - Fruto
Revista Vida Simples - Ed.32
por Ronaldo Evangelista
setembro 2005

Qualidade Instrumental

Shopping & DVD Music
agosto/2005

Qualidade de músicos
confirmada em CD

O Estado /Almanaque
por Daniel Seleme Trouche

Curitiba 19.06.2005

Discos do Mês

Audio e Vídeo
por Fernando Andrette

junho 2005

Meu trabalho é te traduzir

www.digestivocultural.com

por Julio Daio Borges
06.07.2005

As jóias da Maritaca

Correio Braziliense

por Hélio Franco
18.05.2005

MPB Instrumental
www.jbonline.com.br
por Tárik de Souza
08.01.2005

Heloísa Fernandes
Fruitful Combinations

www.musicabrasileira.org

Reviewed by Kees Schoof
April 2005

Fui, Vi e Gostei
www.musicnews.art.br
por: Assis Ângelo
11.04.2007


Maritaca lança seus
novos produtos culturais

www.clubedejazz.com.br

por Wilson Garzon
04.04.2005

"Fruto" O paraíso gentil e arrojado da pianista Heloísa Fernandes

Folha de São, Paulo

por Arthur Nestrovski
18/03/2005

Gravadora Pequena e de Qualidade
www.nemonox.com
Heloísa Fernandes
por Nemo Nox
09.12.2004

Surpresa
O Globo
Heloísa Fernandes
por A.C.M.
07.12.2004

Fruto Maduro e Saboroso

MPB que toca
Heloísa Fernandes
por Alaor Ignácio dos Santos
01.12.2004

Na Sala São Paulo
Heloísa Fernandes
OSESP
25.09.2004

 <  voltar  -  topo

© Maritaca Produções Artísticas