www.clubedejazz.com.br

"Maritaca lança seus novos produtos culturais"
por Wilson Garzon
04.04.2005

Clube de Jazz apresenta os novos lançamentos do selo Maritaca
que tem se especializado na área de música instrumental brasileira.

Maritaca, o pequeno grande selo paulistano, dirigido pela flautista e compositora Léa Freire, está ampliando o seu catálogo e oferta ao mercado da musical instrumental brasileira nesse 2005, cinco grandes obras de arte e emoção.

1 - O trombonista Bocato lança em parceria com Léa Freire, realizaram Antologia da Canção Brasileira durante o primeiro semestre de 2004. O projeto foi dividido em dois volumes, sendo que o segundo será lançado no segundo semestre. No cd estão presentes instrumentistas do naipe de Sizão Machado na bateria, Djalma Lima no baixo e Michel Freiderson no piano. Os destaques ficam com as canções “Folha Morta” de Ary Barroso, “Luz Negra” de Nelson Cavaquinho e “Imagens” de Luiz Eça.

2 – O baterista Nenê relança pela Maritaca o cd Porto dos Casais que foi lançado em 1998 pelo selo Núcleo Contemporâneo. Desse cd participaram Enéias Xavier (baixo) e Magno Alexandre (guitarra), da nova safra mineira, além de Vinícius Dorin (sax e flautas), músico da trupe de Hermeto. Todas as 13 composições são de Nenê, com destaque para “Calango”, “Canoas” e “Pantanal”.

3 – O multi-instrumentista Vinícius Dorin, com atraso, mas ainda em tempo, lança seu primeiro cd, Revoada. A banda de Dorin contou com as presenças de Írio Jr. no piano, Fernando Corrêa na guitarra, Enéias Xavier no baixo e Nenê na bateria. Além do mais, Dorin teve as participações espaciais de Hermeto e Arismar do Espírito Santo. Viníus Dorin é autor de dez das doze músicas do cd, que tem como destaque, “Violão Vadio”, “Maracatudo” e “Gota Serena”.

4 – O percussionista Caíto Marcondes gravou Auto-Retrato ao vivo nos dias 9 e 10 de março de 2004 no Espaço Cachuera!. Ao todo são onze composições todas das suas lavras, sendo que em nove Caíto utiliza instrumentos percussivos, além do pedal de voz. Em “Last World” e “Folha Solta” ele tem as participações de Marlui Miranda e Mônica Salmaso e um coral improvisado por amigos em “Atentado”.

5 – A pianista Heloísa Fernandes lançou Fruto, um trabalho autoral que inclui também arranjos para temas de Pixinguinha e Caetano Veloso. A direção musical é do maestro Gil Jardim e os músicos são Zeca Assumpção (baixo), Cláudio Cruz (violino), Alceu Reis (violoncelo), Ari Colares, André Magalhães, Sérgio Reze (percussão e bateria), Teco Cardoso (flautas) e Naná Vasconcelos (percussões e voz). Dentre as oito composições que compõem o cd, os destaques são “Rosa” de Pixinguinha, “Trilhos Urbanos” de Caetano e “Vôo” da própria Heloísa.

Para entrar em contato com a empresa, tecle www.maritaca.art.br. O site não tem loja própria, mas contém uma lista de lojas aonde os cd's da Maritaca estão disponíveis. Em seu catálogo também estão presentes Théo de Barros, Filó Machado e Guzzi Woolley, entre outros.


© www.clubedejazz.com.br