Theophilo Augusto de Barros Neto (músico, jornalista, publicitário, arranjador, produtor e diretor musical, poeta), nasceu na cidade do Rio de Janeiro – RJ, filho de Maria de Lourdes Barros e de Theophilo de Barros Filho, iniciou seus estudos de música aos dez anos de idade, dedicando-se a partir dos onze anos, ao violão, quando se muda para São Paulo. Aos treze anos, começa a tocar em bailes e shows de amadores, e dois anos após começa a compor.

Estreou como músico profissional na Boate Lancaster tocando contrabaixo ao lado de César Camargo Mariano no piano, Flavinho no trompete e Escalante na bateria. Em 1962 formou um trio com o organista Renato Mendes e com o baterista José Luís Shiavo... No ano seguinte, integra o “Sabá Quarteto”, ao lado de César Camargo Mariano, Sabá e Hamilton Pitorre, e começa a dar aulas de violão e a ensaiar o seu “Sexteto Brasileiro de Bossa”, estreando no João Sebastião Bar. Em 1964 compôs “Aninha” e “Zé Mineiro” e ganhou o Troféu Índio de Prata da TV Tupi, com “Maria e Mar” (Sílvia Maria) e gravou, no LP “O Toque Inconfundível de Walter Wanderley”, “Menino das Laranjeiras”, que no ano seguinte, foi gravado por Elis Regina, ano que compôs “Disparada” e “Espanto”.

Dirigiu e compôs músicas para muitas peças teatrais, como “Arena conta Tiradentes”, de Augusto Boal e G.Guarnieri, com músicas suas, de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Sidney Miller. Também gravou e participou de grandes LPs. Formou o Trio Novo com Heraldo e Airto e compôs, ao lado de Geraldo Vandré, “Disparada”. No Quarteto Novo, ganhou o Troféu Imprensa, gravou o LP, compondo o tema da novela “Bicho do Mato” com Chico de Assis, fez o arranjo de “Ponteio” entre outras gravações, arranjos e shows, o que os levaram a ganhar importantes festivais e prêmios. Fez em 1968 outras composições como “Oxalá” que representou São Paulo no MPB Shell e “Mi Pátria” para a peça teatral “Doce América, Latino América”. Foi para Nova York como diretor musical e violonista, com a peça “Arena Conta Zumbi”, e no ano seguinte, para cidades mexicanas e americanas, além de Lima, no Peru, com as peças “Zumbi” e “Bolívar”, com o Teatro de Arena. Ao final da excursão, é convidado para se apresentar na festa de encerramento dos trabalhos da ONU.

Com a música “Desafio” empata com outras duas concorrentes no Festival da Viola da TV Tupi e gravou mais um LP, fazendo em 1971 arranjos para o LP de Chico Maranhão e para o de Carlos Lyra, além da direção musical de “Aberlado e Heloisa”, em 72 de “Capital Federal”, ambas de Flávio Rangel, fazendo também a gravação do compacto dessa última pela Philips. Neste ano, fez também o jingle da VASP “A VASP abre suas asas”, a direção musical da boate “Zibuca” e ingressou em publicidade na SONOTEC. Produziu o CD “Márcia”, o LP “Dick Farney” e fez arranjos para Abílio Manoel, fazendo no ano seguinte a produção do LP Adauto Santos e, em parceria com o Trio Marayá, a trilha sonora do filme “Quelé do Pajeú”, de Anselmo Duarte. Em 1975 fez a produção da “Coleção Centro-Oeste-Sudeste” e do LP “Papete, berimbau”.



Destaque Tratore #6
www.tratore.com.br
por: Equipe Tratore
Maio, 2008


Entrevista com Brasil Rocha Brito
www.clubedochoro.org.br
Santos 21.05.07


Vozes da Música Instrumental
vozesdamusicainstrumental.com
por: Mariana Sayad &
João Marcondes
Abril 2007

Theo em nova disparada
zemaribeiro.blogspot.com

por Zema Ribeiro
25.07.2006

Muitos sons no fim de semana
A Tribuna
01.10.2004

Só música bem brasileira
Correio Popular
por Carlota Cafiero
03.08.2004

Catálogo de muito bom gosto
Correio Popular - C3
por Carlota Cafiero
03.08.2004

Theo de Barros volta com grandes canções
por L.L.G. - Caderno 2
09.07.2004

Recomendação
MPB 083 Free - Japan
por Guennoshin e Mariquinha
junho/2004

Mais um trabalho de mestre
Theo de Barros - Theo
www.jornalmovimento.com.br

por Toninho Spessoto
18.06.2004

Nas águas das canção
Novo CD de Theo de Barros

Estado de Minas
por Kiko Ferreira
13.06.2004

No altar do vento
por Julio Daio Borges
www.digestivocultural.com
16.05.2004

O vôo da Maritaca
por Sérgio Fogaça
Gazeta Mercantil

www.investenews
14 e 15.05.2004


Qualidade Musical
Jornal da Gente
por Renata de Grande

08 a 14.05.2004

Novo CD de Theo de Barros
Estado do Paraná - Panorama
08.05.2004


Canções do Brasil
Shows e lançamentos de CDs de MPB e instrumental em SP comemoram o sétimo aniversário da gravadora Maritaca
por Marco Frenette
Revista Bravo!
04.05.2004


Selo Maritaca inaugura nova etapa com show
por Pedro Alexandre Sanches
Folha de S.Paulo
04.05.2004


Deixou corações em disparada e voltou

Almanaque Brasil - TAM
por João Rocha Rodrigues
abril/2004


Maritaca lança disco com festa

Guia da Folha
por Adriana Ferreira
30.04.2004

Sem medo de voltar à música
O Globo - Segundo Caderno
por Hugo Sukman - Fotos de divulgação / Kris Knack
17.04.2004


Theo de Barros volta a compor em boa companhia

Diário de São Paulo
por Donizete Costa
04.05.2004

 <  voltar  -  topo

© Maritaca Produções Artísticas