www.zegeraldo.free.fr
Antologia da Canção Brasileira
por José Geraldo Martins
14/12/2005

Um disco de canções brasileiras tocadas de forma instrumental encontra de cara uma dificuldade um tanto quanto óbvia: a ausência das letras... de forma que os instrumentos tem que suprir esta deficiência, ou seja, eles tem que, através de seu timbre, de sua evolucão melódica e harmônica, sugerir a letra, que muitas vezes se encontra nos arqivos da memória afetiva e sentimental de cada um de nós...

Pois bém, o Volume 2 a Antologia da Canção Brasileira Bocato & Léa Freire consegue este intento da mesma forma que o Volume 1, porém este volume que saiu agora possui um repertório extremamente bem escolhido: Feitio de Oração (Noel Rosa/Vadico), Pra Dizer Adeus (Edu lobo/Torquato Neto), Lígia (Antônio Carlos Jobim), Pra Machucar Seu Coração (Ari Barroso), Eu Sonhei que Tu Estavas Tão Linda (Lamartine Babo/Francisco Mattoso) e Matriz e Filial (Lúcio Cardim) entre outras .

No mais é tão bem arranjado quanto primeiro, com o contaponto entre o trombone e a flauta-baixo (este tipo de flauta, que tem o som mais grave combina muito bem com o trombone) e com disseram ambos em um show um dia destes: -"É como naqueles discos do Miles Davis ou do Chet Baker com canções famosas de jazz."

Que daqui alguns anos eu comente sobre o Volume 22 desta antologia ...

<  voltar   


© José Geraldo Martins