Jurandir Santana
CD Só Brasil
Guitarrista baiano nascido em 1970, iniciou-se no meio musical quando tinha 10 anos, com aulas de violão popular. Após esta epoca passou por diversos estilos musicais, tendo se indentificado mais com o jazz e a música brasileira. Participou durante oito anos do projeto Jazz MAM.
Este projeto tinha como objetivo organizar jams sessions na área externa do museu de Arte Moderna do Estado da Bahia, propocionando a todos os músicos do Brasil uma integração ao som do jazz, e aos ritmos brasileiros.
Através desse projeto teve a oportunidade de acompanhar músicos como: Nico Assunpção, Arthur Maia, Marcio Montarroyos, Raul Mascarenhas, e Delmar Brown, ex-tecladista de Miles Davis. Fez também algumas participações no grupo mais conceituado de Música instrumental da Bahia, o Grupo Garagem.
A partir disto começou a trabalhar com cantores que são referenciais de qualidade, como Alexandre Leão, Lazzo, Roberto Mendes, Sandra de Sá e Luis Melodia.
Em 1999 começou a dar impulso na sua carreira fazendo seu primeiro show solo. No mesmo ano juntou-se ao guitarrista Nelson Veras (considerado um dos melhores guitarristas da Europa) Para formar um dueto de violão e guitarra, tendo uma boa repercussão. No final do mesmo ano participou do projeto Terça do jazz, como convidado especial promovido pelo UEC com grande sucesso de publico.
Em 2000 foi um do ganhadores do prêmio de música Brasileira, Itaú Cultural, onde Participou de uma coletânea com vários artistas baianos.
Em 2001 participou novamente do Projeto Terça do Jazz, como componente da Banda os Melódicos, onde dividiu o Palco com músicos como: o Saxofonista Americano David Richard.
Além disso, participou do mais significativo Festival de musica da Bahia, o X Festival de música instrumental da Bahia com o show, Só Brasil, sendo considerado a revelação.
Fechou o mesmo ano com um show memorável, no Teatro do Itaú Cultural em São Paulo, tendo como convidada especial à flautista Léa Freire.
Em 2002, fez algumas apresentações com o saxofonista Canadense, radicado em Nova York, e considerado umas das promessas do jazz mundial, Grant Stwart, além de participar do grupo do saxofonista Americano proveniente da cidade Chicago, Vandy Harris.
Participou do African Market Place, festival de música africana, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, acompanhando os cantores Clécia Queiroz, Márcia Short e Lazzo.
Obteve cinco indicações do Troféu Caymmi de musica pelo Show Só Brasil realizado do Teatro SESI, tendo conquistado o troféu de melhor arranjo com a música Embaraçado de sua própria autoria.
No Ano de 2003 Jurandir Santana, teve participações em projetos significativos.
Gravou um disco ao lado do Baterista sueco, Fredrik Noren e do Trompetista Alagoano Joatan Nascimento.
Fez alguns shows durante o ano Acompanhando o Baixista Norte Americano Matt Fergusson a cantora Brasileira Ithamara Koorax (eleita pela revista Down Beat uma das 3 melhores cantoras de Jazz do mundo em 2003) e também fez uma participação especial ao lado do Mestre Hermeto Paschoal.
Jurandir Santana Realizou shows importantes onde podemos destacar:
O festival de Campos de Goitacazes no Estado do Rio de Janeiro.
Fechando o ano de 2003 Jurandir Santana Participou do Festival Internacional do Mercado Cultural ao lado de artistas de destaque do mundo. E fez um especial para TV de final de ano apresentando o seu show Só Brasil no teatro da TVE (Tv Educativa da Bahia)
Em Meados do ano de 2004 foi convidado a fazer uma Turnê de 3 Mêses na Turquia e Europa como guitarrista e diretor musical do grupo percurssivo Yabás .
Em Fevereiro de 2005 Jurandir Santana foi convidado a participar do Sexteto do pianista Dinarmaquês Thomas Clausen em Show realizado no Festival de musica Instrumental da Bahia de 2005.
Jurandir Santana acaba de Lançar em janeiro de 2006 seu primeiro Cd, intitulado, Só Brasil, ganhador do Prêmio Braskem de musica do ano 2005..
Para saber mais:
www.jurandirsantana.com
www.myspace.com/jurandirsantana