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As Mulheres do Jazz VI
por:
Léo Jazzman ! & Daniel Argentino
Ano 2007

Léa Freire
No intuito de mostrar o brilho musical das mulheres o Farofa Moderna vem mostrando algumas resenhas com indicações de discos e biografia de algumas das mais brilhantes jazzistas femininas do universo do jazz e música improvisada. Já foi a Mary Lou Willians, a compositora Carla Bley, a bandleader Maria Schneider, a violinista Regina Carter e agora será a vez de falar sobre uma mulher de nossa pátria Brasil: Léa Freire foi a primeira escolhida.

Léa Freire iniciou seus estudos ao piano erudito aos sete anos, o que lhe possibilitou escutar e estudar compositores brasileiros como Guarnieri, Villa Lobos, Radamés Gnattali e Souza Lima entre outros. Além dos brasileiros Léa conheceu a obra de Chopin, Bach, Debussy e muitos outros extrangeiros. Mas o espírito inquietante da moça o levou para terreiros estranhos como o do rock e logo após ao do Jazz e, assim, Léa foi percorrendo um curso que o levou à Bossa Nova e essa o levou ao Samba e ao Choro, até formar em sí sua linguagem composicional e improvisativa com um sotaque bem brasileiro. A flauta lhe pareceu perfeita para essa abordagem. Aliás, Léa também aprendeu saxofone e violão e até tentou aprender bateria. O fato é que atualmente Léa desfruta de um crédito que poucos instrumentistas brasileiros detém: Léa já tocou com a maioria dos grandes instrumentistas e artistas brasileiros tais como Alaíde Costa, Filó Machado, Nelson Ayres, Marlui Miranda, Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, Djamandu Costa, Evandro (bandolim), Rosinha de Valença, Arrigo Barnabé, Itiberê Zwarg, Nenê, Nailor "Proveta Azevedo", Nico Assumpçâo, Elton Medeiros, Manezinho da Flauta, Guilherme Vergueiro, Michel Freidenson, Thomas Clausen, Leny de Andrade, Bocato, Guello, Mozar Terra e muitos outros, representantes das mais diversas tendências musicais. Além desse livre trânsito pela Música Instrumental Brasileira, Léa também anda cultivando um grande interesse por Música Erudita Brasileira e tem realizado projetos que traz uma grande intenção de unificar cada vez mais esses dois idiomas musicais.

Léa Freire with Jurandir
Embaraçado
Léa Freire with Mozar Terra Octeto
Boas Vindas

Nos últimos anos Léa vem realizando, cada vez mais, grandes projetos como produtora, compositora, arranjadora e educadora. É notável sua parceria com o trombonista Bocato no magnífico trabalho chamado Antologia da Canção Brasileira, um dos trabalhos mais significativos dos últimos anos que traz na versão instrumental os grandes mestres da canção brasileira como Tom Jobim, Cartola, Lupcínio Rodrigues, Ary Barroso, dentre outros. Ao todo já lançou 5 disco: em 1997 lançou "Ninhal"; em 1999 lançou "Quinteto" (com o flautista e saxofonista Teco Cardoso); em 2005 lança "Antologia da Canção Brasileira", volumes um e dois, com Bocato. Em 2007 Léa amplia a sua ousadia num mega projeto orquestral intitulado "Cartas Brasileiras": o disco vém com o maestro Gil Jardim, Nailor Proveta Azevedo, Paulo Belinatti, André Mehmari, Felipe Senna, Mozar Terra, Daniel D’Alcântara, Igor Sarudiansky, Izaias Almeida, Israel Almeida, Horacio Schaefer, Alceu Reis, Liuba Kletsova, Edu Ribeiro, Joel Ostiger e orquestra convidada. Então vê-se que Léa sempre vém acompanhada de uma grande multidão de "monstros" da Música Instrumental Brasileira contemporânea. Para realizar tantos projetos, Léa tem o amparo de sua própria gravadora a Maritaca Produções Artisticas, um dos selos que mais vém promovendo a altíssima música de qualidade no Brasil.

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